Gestão de TI

6 tecnologias que podem estar presentes na próxima década


Conheça seis tecnologias que podem começar a estar presentes no nosso cotidiano daqui dez anos ou mais segundo uma pesquisa realizada pela OCDE.

Se você nasceu antes de 2000, provavelmente assistiu na sua infância ou adolescência a sequência do clássico “De Volta Para o Futuro”, quando dessa vez o Marty Mcfly não precisaria voltar ao passado e sim solucionar um “probleminha” no futuro.

Sem spoilers, a questão aqui é para te lembrar daquelas projeções de tecnologias que a gente acreditava que chegariam em 2015, algumas chegaram sim como os óculos de realidade virtual, os filmes 3D e uma tentativa do hoverboard original, porém ainda resta a esperança para os carros voadores.

De volta para a realidade, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mapeou algumas possíveis tecnologias que podem estar presentes na próxima década.

Inteligência Artificial

Sabe aquele filme do Steven Spielberg A.I – Inteligência Artificial? Então, é quase isso, mas sem crianças e ursinhos de pelúcia. A ideia é projetar em máquinas a capacitação do conhecimento e de funções que nós seres humanos produzimos.

Por exemplo, a previsão é de que as máquinas possam tomar decisões baseadas em dados, segundo os cientistas isso aumentaria a segurança no trabalho, reduziria o risco e aumentaria a produtividade.

A evolução desta tecnologia está constante, porém existe a questão dos postos de trabalhos serem ocupados por robôs e isso gerar uma taxa alta de desemprego.

Big Data

Essa tecnologia já é utilizada, mas ainda necessita de uma grande expansão. É uma forma de interpretar um volume gigante de dados e contribui para o crescimento da digitalização de conteúdo. A ideia é que daqui a 10 anos, consumidores possam utilizar essa tecnologia para a criação de produtos personalizados e também uma maneira para melhorar a transparência no setor público.

Estocar Energia

A estocagem de energia é feita por meio de sistemas que permitem o armazenamento de energia por um tempo determinado antes da energia ser utilizada na rede. Com isso, pode haver uma redução no desperdício de energia e permite uma produção em larga escala para energias renováveis, como a solar.

Apesar de apresentar dados que podem ser bons para o meio ambiente, entra em contraponto com o uso de materiais como o lítio, que podem causar danos para a saúde do meio ambiente e dos seres vivos.

Manufatura Aditiva

Um exemplo dessa manufatura aditiva são as impressoras 3D, que já são muito utilizadas em vários setores. O seu aumento pode gerar um aumento na venda de serviços e equipamentos, até mesmo na área da engenharia civil.

Internet das Coisas

Já falamos muito aqui como a Internet das Coisas pode melhorar a conectividade e a interação que temos com as “coisas”. O investimento nessa área tem sido cada dia maior, porém ainda é preciso estar atento à questão da segurança, já que existe a probabilidade do roubo de dados e a manipulação dos objetos por hackers.

Fóruns e debates no mundo acontecem para tentar encontrar soluções para regulamentar e preservar a segurança nesse quesito para que, nos próximos anos, possamos desfrutar mais dessa tecnologia e com menos riscos.

Blockchain

O Bitcoin é uma moeda virtual que tem sido disseminada no mundo e o Blockchain tem exatamente a função de viabilizar as transações das moedas digitais. O risco é que esse tipo de transação pode ser utilizado para atividades ilícitas e ilegais.

Queremos saber, quais tecnologias você acha que tem mais chances de se expandir?

Clique para tuitar:

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?