Produtos de TI

9 Problemas de energia elétrica e 1 solução


Em um mundo ideal, você teria um fluxo infinito de energia, a uma voltagem constante e em uma frequência imutável. Bom, como não vivemos nesse mundo perfeito, a rede elétrica não funciona dessa forma.

Confira quais são os 9 problemas de energia elétrica que incidem sobre a energia distribuída pelas concessionárias e que afetam diretamente o seu cotidiano, tanto profissional como pessoal, ocasionando prejuízos financeiros e de tempo, além de perda de dados e, em alguns casos, danos à própria vida.

A boa notícia é que com uma única solução é possível proteger-se contra todos os 9 problemas de energia elétrica, e ainda garantir a continuidade das atividades e negócios. Esta solução é o No-break.

Os 9 problemas de energia elétrica que podem afetar seus equipamentos são:

1. Falha de Energia

O que é: Perda total da energia útil.

Causa: Pode ser causada por uma série de eventos: relâmpagos, linhas de energia derrubadas, super-demanda da rede, acidentes, apagões e catástrofes naturais.

2. Queda Abrupta ou Oscilações de Energia

O que é: Baixa tensão a curto prazo.

Causa: Provocado pela partida de grandes cargas, mudança de rede, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda. Além de causar acidentes, quedas abruptas podem danificar o hardware.

3. Pico de Tensão ou Surto de Energia

O que é: Alta tensão a curto prazo acima de 110% do valor nominal.

Causa: Pode ser causado por um relâmpago e pode enviar tensões de linha para níveis superiores a 6.000 volts. Um surto de curta duração (spike) quase sempre resulta em perda de dados ou danos ao hardware.

4. Subtensão

O que é: Tensão de linha reduzida por períodos prolongados (brownout), de poucos minutos a dias.

Causa: Pode ser causada por uma redução intencional de tensão para economizar energia durante os períodos de pico de demanda ou de outras cargas pesadas que excedam a capacidade de abastecimento. Acontece frequentemente durante o verão, quando o uso de ar condicionado gera picos no consumo de energia.

5. Tensão Excessiva ou Sobretensão

O que é: Tensão de linha aumentada por períodos prolongados, de poucos minutos a alguns dias.

Causa: Provocada por uma rápida redução nas cargas de energia, equipamentos pesados sendo desligados ou mudança de rede, sobrecarregando a tensão dos equipamentos que permanecem na rede. Os resultados podem danificar potencialmente o hardware.

6. Ruído na Linha

O que é: Forma de onda de alta frequência causada por interferência eletromagnética.

Causa: Pode ser causado por qualquer interferência eletromagnética ou de frequência de rádio gerada por transmissores, aparelhos de solda, impressoras SCR, relâmpagos etc.

7. Variação de Frequência

O que é: Uma mudança na estabilidade de frequência.

Causa: Resultante de locais de carga e descarga de geradores ou de pequena cogeração. A variação de frequência pode causar uma operação irregular, perda de dados, falhas no sistema e danificar o equipamento.

8. Transiente de Comutação

O que é: Tensão instantânea e subtensão (nó) no intervalo de nanosegundos.

Causa: A duração normal é menor do que um surto de curta duração (spike) e geralmente cai na faixa de nanosegundos.

9. Distorção Harmônica

O que é: Distorção da forma de onda normal da linha, geralmente transmitida por cargas não lineares.

Causa: Fontes de energia comutada, motores de velocidade variável e drives, copiadoras e aparelhos de fax são exemplos de cargas não lineares. Podem causar erros de comunicação, superaquecimento e danos ao hardware.

Quer evitar prejuízos e proteger seus dados e equipamentos contra os 9 problemas de energia? Entre em contato com nossos especialistas que lhe ajudaremos a dimensionar o No-break ideal para sua necessidade.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10