Gestão de TI

6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI


Você entrou na empresa dos seus sonhos em um cargo menor, “ralou” e alcançou o cargo almejado de gerente de TI. As funções que você realizava antes, como administrador de rede e suporte, deixam de ser prioridade e você tem que aprender a lidar com pessoas e gerenciar uma equipe de forma eficiente. Parece difícil, já que você se formou em Gestão da Tecnologia da Informação e não em Recursos Humanos.

Não se desespere. Só pessoas acomodadas vão estacionar na carreira, mas eu tenho certeza que você será um melhor gerente de TI a partir de hoje.

Continue lendo o artigo.

1. Seja humilde

Ser humilde, com certeza, é uma das dicas e lições mais importantes, não só para um gerente de TI, mas para todas as pessoas.

O poder é algo preocupante na nossa sociedade, já que as pessoas sempre querem ser umas melhores que as outras. O fato é que todas tem qualidades que podem ser desenvolvidas e valorizadas.

Quando se trata de empresas, essa questão de poder é algo que gera várias intrigas, fofocas e inveja. Porém, o que as pessoas esquecem é que todos são importantes para o crescimento da empresa, desde o pessoal da faxina até o CEO.

Mesmo você tendo uma posição superior, um bom líder é aquele que ajuda os membros de sua equipe crescer. Seja a mesma pessoa que você era quando entrou na empresa e converse com todos, sem demonstrar superioridade.

2. Dedique um tempo à sua equipe

Todo mundo tem um objetivo na vida, seja crescer profissionalmente ou pessoalmente, procure compreender o que o outro precisa.

Se um colaborador está com dificuldade em algo, não chegue brigando, sente e busque entender o que está acontecendo. As pessoas têm uma vida fora do trabalho, às vezes para elas pode ser difícil separar as coisas. Outro fator que pode atrapalhá-las é se sentirem pressionadas com prazo.

Procure mostrar à sua equipe que erros estão cometendo e incentive-os a continuarem estudando. Você pode realizar uma reunião semanal para compartilhar os desafios identificados na equipe e a melhor solução encontrada, a fim de evitar que esse erro ocorra novamente.

3. Deixe claro quais são os prazos

Seja claro com sua equipe quais são os prazos e o que pode ocorrer caso não seja cumprido o cronograma. Faça um acompanhamento diário, para garantir que eles estão atendendo as tarefas do dia, assim pode evitar horas extras. Se eles conseguirem entregar o projeto com antecedência, converse com a sua direção se pode dar algum tipo de benefício, como liberá-los na sexta-feira mais cedo ou não trabalhar em um feriado prolongado. Você se beneficiará com isso também.

Aproveite para dar feedbacks construtivos sobre o que você está achando da qualidade do trabalho versus prazo de entrega. Procure saber o que eles acham que pode ser melhorado para produzirem com melhor qualidade, como ambiente de trabalho, material de trabalho, equipamentos, etc. Vale pegar o feedback também sobre o que eles tem achado da sua liderança.

4. Busque compreender a origem do problema

Se surgir um problema, procure a melhor forma de realmente resolvê-lo, em vez de fazer uma “gambiarra”. Muitas vezes, a “gambiarra” acaba sendo esquecida porque “maquiou” o problema e quando o problema volta a aparecer, vem em uma escala muito maior.

Procure compreender a origem do problema e certifique-se de criar um processo documentado que oriente a sua equipe e os outros envolvidos qual os procedimentos corretos para que o problema não volte a acontecer.

Manter a organização e tudo bem documentado é melhor maneira para evitar problemas.

5. Reduza os custos da empresa

Se você seguir as dicas até aqui, com certeza terá uma equipe eficiente e entregando resultados. O próximo passo é identificar possíveis gastos que podem ser eliminados.

Como gestor, você pode rever os contratos com fornecedores, buscar novas tecnologias e desenvolver um plano B. Esse plano envolve dedicar um percentual do seu budget para criar um laboratório, que o permita experimentar novas soluções de hardware e software, para que no próximo ano fiscal você adote soluções que garantam com segurança uma redução de custo, com melhor ou igual qualidade do que você tem hoje.

6. Dê o bom exemplo

Como líder, procure ser o exemplo para a sua equipe. É mais fácil cobrar ao seu time que chegue na hora quando você também chega. Pratique esporte, pois o exercício físico melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Mesmo que você não beba, faça um happy hour com a equipe. É um bom momento de você se “conectar” com o seu time e conhecê-los melhor, assim como dar a oportunidade deles ficarem mais próximos de você.

No final, se você conseguir o crescimento individual dos seus colaboradores mantendo o espírito de equipe, o futuro lhe aguarda como um CTO de sucesso.

Good luck, my friend!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?
Gestão de TI
Confira tendências e novidades da tecnologia corporativa em 2015