Gestão de TI

Sua empresa está preparada para a internet das coisas?


Você por acaso já ouviu falar sobre a internet das coisas? Em um mundo cada vez mais conectado, usa-se, atualmente, computadores e celulares para buscar as mais variadas informações, interagir e até trabalhar. Mas em um futuro não muito longínquo, a internet das coisas irá interligar a maioria desses equipamentos ao nosso redor, criando ambientes inteiramente on-line.

A cada novo dia esse futuro está mais perto de se tornar realidade. E como sua empresa vem se preparando para essa nova etapa? Não sabe nem por onde começar? Pois então confira já nosso artigo e entenda melhor como essa novidade funciona e conheça as ferramentas que você deverá usar para integrar a realidade da sua empresa a esse conceito. Então vamos lá?

Afinal, o que é essa tal internet das coisas?

Afinal o que é essa tal internetA internet das coisas (IoT) nada mais é que um cenário futuro em que a tecnologia irá se desenvolver a ponto identificar objetos, animais ou pessoas automaticamente, ou seja, sem a ajuda humana nas etapas desse processo. Os sistemas enxergarão as diferentes características dos seres humanos e dos objetos, captando esses dados para retirar as informações mais valiosas automaticamente.

Uma aplicação da internet das coisas é o marca-passo eletrônico, outra é a geladeira com sistema computadorizado e ainda outra é o carro contendo vários sensores para alertar quando a pressão de um pneu está baixa, por exemplo. Resumindo: a internet das coisas vislumbra um mundo com diferentes sistemas cada vez mais interconectados e automáticos.

E como funciona essa inovação toda?

E como funciona essa inovação todaOs computadores atuais — e, consequentemente, a internet — são totalmente dependentes dos seres humanos para a coleta de informações. Até hoje, todos os dados disponibilizados na rede foram devidamente capturados por pessoas — por meio da digitação, da gravação de sons, da captura de imagens ou até pelo escaneamento de códigos.

Se tivéssemos computadores em equipamentos diferentes, que soubessem como reportar vários tipos de informação sobre o ambiente, utilizando dados que foram coletados sem a ajuda humana, poderíamos monitorar o que acontece com todas as coisas, podendo reduzir desperdícios, perdas e custos desnecessários. E, adivinhe, esse cenário será, sim, possível a partir do desenvolvimento da IoT!

Mas como preparar minha empresa para esse futuro?

Mas como preparar minha empresa para esse futuroA internet das coisas se dá por meio da ligação de diversos conjuntos heterogêneos aos sistemas de processamento que irão extrair a inteligência vinda desses dados, traduzindo-os para a linguagem humana. Nesse contexto, a falta de regularização do desenvolvimento pode representar grandes problemas, já que se tem muitos conjuntos de dispositivos em várias áreas diferentes do mercado que, muitas vezes, não seguem um padrão para o desenvolvimento de suas soluções de TI.

Por isso, é de suma importância que os sistemas da sua empresa sejam desenvolvidos já seguindo o padrão da plataforma que será usada na conexão com a internet das coisas. Nesse cenário, o Java — que já é o padrão global no desenvolvimento de aplicativos móveis — torna-se um grande candidato a ser a principal plataforma para o desenvolvimento da internet das coisas. Vale ficar de olho!

Quais sistemas usar na implementação da IoT?

Quais sistemas usar na implementação da loTHoje em dia, apenas a Oracle oferece uma plataforma adequada para a arquitetura completa dos sistemas de interação de máquina com máquina (M2M), disponibilizando desde bancos de dados e sistemas para o gerenciamento desses dados até tecnologias de Big Data e análise de software. Assim, desenvolver seus aplicativos baseados nos sistemas da Oracle é a melhor forma de atender às necessidades da sua empresa de hoje até a efetiva chegada desse tão esperado futuro.

Quer saber mais sobre os sistemas e soluções da Oracle? Então confira outros artigos do nosso blog e conheça o Oracle Database e o MySQL. Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
6 Aplicativos de iPhone para empresas
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
7 Regras de ouro para comprar banco de dados Oracle