Gestão de TI

Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI


Por desempenhar função estratégica na consolidação e no crescimento do negócio, contar com um aparato tecnológico de qualidade e em bom funcionamento é importante para qualquer empresa.

É inconcebível, hoje em dia, atrasar a entrega de um relatório devido a uma pane no computador ou deixar de fechar um negócio porque teve dificuldades no acesso à internet ou por não ter conseguido achar no sistema um documento importante. Essas limitações tecnológicas não só dificultam o desenvolvimento de qualquer companhia como apontam para a necessidade de investimentos na infraestrutura de TI.

A atenção à qualidade tecnológica não está relacionada apenas à dinâmica dos processos, mas também à segurança de informações imprescindíveis ao funcionamento da empresa. Em um mundo altamente conectado, todo mecanismo on-line está sujeito a ações de hackers ou vírus, sem contar a ameaça de uma pane no sistema ou um acidente físico de causas naturais. O investimento em tecnologia da informação se refere, portanto, à segurança de dados e ao dinamismo do negócio.

A melhoria da infraestrutura de TI pode incluir desde investimentos mais vultosos até ações simples e bem menos onerosas para a empresa. Que tal conferir agora mesmo algumas dicas que podem contribuir para sua companhia ter uma melhor estrutura tecnológica? Então vamos lá!

Faça backups

Quem nunca passou pela situação de perder um arquivo importante, seja por um problema no computador ou por um mero descuido, não é mesmo? A solução definitiva para esse tipo de problema é a realização de backups. Atualmente existem diversas opções para o armazenamento de informações, indo desde HDs externos, passando por bancos de dados e chegando a sistemas on-line — como as nuvens —, por exemplo.

Mas mesmo utilizando uma dessas opções, ainda é possível encarar problemas. Sistemas on-line podem ser invadidos ou infectados, assim como bancos de dados, e HDs externos podem ser extraviados ou danificados. Isso sem contar que as informações podem ficar desorganizadas ou dispersas, caso sejam utilizados mecanismos diferentes. Vale ressaltar que existem no mercado programas que garantem uma maior organização e segurança para os usuários, criando um melhor ambiente de trabalho.

Foque no planejamento

Todo empresário conhece a importância de contar com um bom planejamento. E com a infraestrutura TI não é diferente, já que equipamentos eletrônicos dão problemas e possuem uma certa vida útil. É extremamente válido, então, saber a hora de comprar novos itens ou substituir aqueles que podem vir a apresentar avarias, fazendo com que tal procedimento se torne padrão na companhia. Essa atenção também deve ser destinada a servidores e bancos de dados. Em resumo: planeje para antecipar eventuais mudanças!

Comece logo

Algumas empresas utilizam máquinas virtuais que, em situações críticas, podem apresentar falhas, comprometendo, com isso, o sistema de produção. A fim de evitar essa situação, é possível construir um abrigo emergencial utilizado para hospedar os servidores com problemas, impedindo, assim, que as outras máquinas venham a ter algum problema. Porém, para utilizar tal recurso é necessário duplicar toda a infraestrutura de TI. Melhor começar agora então, não acha?

Garanta o funcionamento

Eventuais quedas de energia provocam diversos problemas, desde a queima de algum equipamento até a interrupção e o comprometimento de trabalhos, prejudicando a produtividade da empresa. Contar com um no-break evita esse tipo de transtorno, assegurando um melhor funcionamento das atividades diárias da companhia. Já aprendeu a escolher o seu?

Agora comente aqui e nos conte sobre seus planos: Como você pretende otimizar sua infraestrutura de TI para o próximo ano? Compartilhe!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
5 Cuidados na hora de escolher sua loja de software
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
Como comprar hardware de uma revenda autorizada?