Gestão de TI

O que esperar do mercado tecnológico em 2015


Se você passa tempo e dedica esforços na busca por novas formas otimizar o seu trabalho e aumentar a satisfação dos seus clientes, com certeza já está de olho nas tendências do mercado tecnológico para o próximo ano.

Para o post de hoje, compilamos para você alguns fatos bem interessantes, seja em hardware, serviços ou comportamento, listando as 7 maiores expectativas da esfera tecnológica para o próximo ano.

Comece já a refletir como o dia a dia dos seus clientes pode mudar e como o seu negócio pode navegar em mares recém-descobertos sem surpresas!

Grafeno

O que esperar do mercado tecnológico em 2015A vitória na guerra pelo grafeno — considerado a matéria-prima do século 21 — e seus derivados parece ser uma peça-chave para novos gadgets, pois com ele teremos flexibilidade e resistência. Estão acontecendo vários eventos para se discutir aplicações comerciais e estima-se que em 2015 surgirão os primeiros projetos de produtos com esse composto. As gigantes Apple, IBM e Samsung são algumas das interessadas que estão investindo. O MIT, inclusive, está tendo resultados incríveis com a aplicação do grafeno na dessalinização da água.

Análise de contexto

Consolida-se uma nova frente de inteligência — as ações dependerão dos aplicativos e das permissões definidas pelo usuário —, que o mercado tecnológico poderá explorar para relacionar, vender, promover ou divertir. O que está acontecendo, o momento, enfim, o contexto ganhará mais importância que dados pessoais. O Google Glass e as smartbands de telefones estão dentro dessa nova proposta de monitoramento do consumidor.

Regulamentação do marketing virtual

No próximo ano, poderemos estar diante do fim do SPAM e de suas variantes que tanto incomodam. É provável que empresas que existam exclusivamente para disparos virtuais de informação tenham impedimentos legais que possam levá-las à bancarrota. O mercado tecnológico dedica mais de US$ 250 bilhões ao setor e terá de pensar em novas estratégias de divulgação e promoção.

Atividade virtual completa nos gadgets

2015 marcará a História como o ano em que a maior parte dos usuários terá em mãos dispositivos com especificações tão poderosas que superarão a maioria dos computadores mais baratos disponíveis atualmente. Na prática, teremos uso em novos contextos e verdadeiras plataformas de trabalho nas mãos, esteja o dono onde estiver.

Energias limpas

Teremos a imensa maioria das empresas do mercado tecnológico incluindo nos orçamentos de projetos o tratamento que dão à emissão de carbono. A maioria das energias limpas já passou pela fase de maturação e serão ferramentas de consolidação nos países em desenvolvimento.

Máquinas inteligentes

Itens indispensáveis em nossa vida — como a linha branca de eletrodomésticos — conectados e com hardware para fazê-los entender nossos hábitos e comportamentos serão maioria. Junto à análise de contexto, poderemos ter esses aparelhos iniciando tarefas automaticamente ou alertando necessidades no nosso e-mail, por exemplo. Virá todo um novo universo de possibilidades com isso.

Trabalho na nuvem

Com o barateamento da banda larga, certamente a experiência de uso de aplicativos simultaneamente, independentemente da plataforma, será algo mais e mais frequente no mercado tecnológico. Usuários do Google Drive e Adobe CC já têm esse comportamento no seu dia a dia. Teremos a partir de 2015 combinações variadas de plataformas, como vemos por exemplo na integração de aplicativos, aplicações virtuais e desktops — como o Evernote, por exemplo — podem gerar.

Nossa tarefa agora é pensar como podemos usar essas tendências a nosso favor. Como tornar nossos produtos ou serviços melhores para ajudar nossos clientes a nos acompanhar nessa navegação segura? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário e participe da conversa!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
9 Produtos Red Hat para seu negócio
Produtos de TI
Adobe Creative Cloud – Suite na nuvem e em colaboração