Gestão de TI

3 relatórios para a gestão de TI


Para começo de conversa, não existe negócio, atualmente, que tenha vida longa sem o suporte da tecnologia para ajudar a aprimorar os processos. É, ou deveria ser,  a base de todas operações. Por isso, relatórios de atividades de TI que identifiquem eventuais problemas são muito importante.  

Em tese, é necessário uma análise minuciosa de todas as atividades de TI, mas nós sabemos que o cenário perfeito quase nunca existe de verdade.  Por conta disso, optei por separar 3 dos relatórios que garantirão uma gestão de ti com mais resultados. 

Mas antes, é muito importante ressaltar que para a elaboração dos relatórios de TI é preciso que os responsáveis pelos mesmos possam acessar informações de todas as áreas da empresa. E aí entram dados sobre faturamento, custos, produtividade e manutenção, por exemplo. 

Isso porque esses levantamentos são formados por indicadores de performance que permitam aos gestores tomarem as suas decisões com base em informações concretas e relevantes para a sua empresa. 

Relatório de disponibilidade

Permite a avaliação dos problemas que já aconteceram. Este tipo de relatório é essencial para setores que precisam disponibilizar seus serviços ou produtos 24h por dia.  

O Relatório de Disponibilidade permite a identificação dos períodos de indisponibilidade de equipamentos, sistemas e serviços, deixando sua gestão apta a contornar estes problema antes mesmo que eles ocorram e avaliar quais próximos investimentos devem ser feitos. 

Nele, deve constar a reação e a agilidade do sistema diante de falhas, o nível de complexidade da infraestrutura de TI da corporação, a qualidade e a periodicidade das manutenções corretivas e preventivas. 

Relatório de capacidade e performance

Serve para gerenciar os hardwares e os softwares da companhia. Isso envolve a análise do atendimento de TI oferecido, garantindo o cumprimento de todas as demandas.

O que deve constar? O potencial para evitar perdas em caso de falhas e a utilização dos componentes de TI estão entre os elementos fundamentais desse levantamento, que pode constar ainda informações específicas do sistema de cada empresa. 

Com esse levantamento, tem-se a previsão de pontos de esgotamento de recursos no futuro. Também ajuda a direcionar investimentos futuros.  

Relatório de SLA 

Também chamado de Acordo de Nível de Serviço, avalia a entrega de serviços. E aponta caminhos quanto ao potencial de execução da tarefas. 

Para fazer esse relatório, inclua indicadores internos e aqueles ligados aos fornecedores. Exemplo: provedores de internet devem oferecer um relatório de SLA que garanta uma disponibilidade mínima de links. Isso sob pena de pagar multas pelo não cumprimento do serviço. 

Nessa linha, para um bom acompanhamento de SLAs, é preciso usar indicadores de metas das áreas, verificar o que está escrito nos contratos com os fornecedores de serviços. 

Ficou mais fácil agora pensar nos relatórios de atividades de TI? A gente espera que sim. Para mais dicas sobre Gestão de TI, acompanhe o Blog da 4Partner. 

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