Gestão de TI

A importância do Devops na Gestão de TI


O Devops oferece importantes vantagens na gestão de TI, afinal, ganhos de eficiência, produtividade e integração são comuns para gestores que implementam essa metodologia. O alinhamento dos desenvolvedores e as equipes de operação diminuem o tempo de resposta da empresa e aumentam as oportunidades de novos insights para seus produto. E isso é muito importante, principalmente no mercado de tecnologia, que fica cada vez mais exigente e competitivo. Mas, afinal, como isso é feito?

Bem, a respostas estão três primeiras palavras grifadas do texto. A eficiência da metodologia Devops ajuda a viabilizar ciclos de lançamento mais curtos, aumenta a produtividade e ainda reduz o tempo de resposta às demandas do mercado. Um combo que, sem dúvida, se traduz em clientes mais satisfeitos.

Outro ponto importante: o Devops promove uma cultura de integração entre equipes de desenvolvimento e operações, o que, sem dúvida, colabora para o avanço tecnológico da empresa. Todo mundo sai ganhando.

Conforme um estudo desenvolvido pela CA Technologies, o Brasil já é o quarto país em aplicação do Devops, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da Índia e da Suíça. O levantamento também apontou que 16% das empresas nacionais foram bem sucedidas na implantação da metodologia. O levantamento ouviu 1,4 mil profissionais de tecnologia e executivos em todo o mundo.

Entre as demais 84% empresas consideradas, a pesquisa apontou que 60% dos gestores disseram ser iniciantes nessas ferramentas. Somente 24% afirmaram não serem adeptos. Assim, pode-se concluir que 76% das companhias brasileiras já levaram o Devops para o seu cotidiano.

Sucesso na implantação

Sucesso na implantação

Para a implantação bem sucedida no Devops, é preciso ter em conta processos como a automação. É isso que vai garantir que os sistemas corretos estejam disponíveis como e quando necessário.

A governança é outro ponto a ser observado. Isso porque o Devops prevê uma carga grande de trabalho colaborativo, com códigos compartilhados e contribuições vindas de diferentes equipes. Por isso o modo como a colaboração é vista na empresa precisa estar muito bem amarrado.

Pronto para adotar o Devops na sua empresa? Se você já o utiliza, conte para a gente, nos comentários, como tem sido a experiência.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?