Gestão de TI

Como proteger seu celular contra hackers


Na mesma proporção em que aumentam as possibilidades de conectividade em vários dispositivos, cresce a necessidade de proteção contra os chamados cibercrimes. Como proteger o celular contra os ataques de hackers?

Esse pequeno dispositivo que nos acompanha o dia inteiro e há tempos tem funções muito maiores do que fazer e receber chamadas telefônicas merece atenção especial. Há muitos dados e arquivos pessoais nele que, se perdidos, podem causar muitos transtornos.

As maneiras que os hackers encontram para atacar dispositivos móveis são variadas e cada vez mais sofisticadas. Eles podem invadir o sistema por meio dos sensores do aparelho ou descobrindo as senhas e códigos PIN. Nesse post, damos algumas dicas de como adotar algumas medidas simples de segurança para proteger seu celular.

Sistema operacional e aplicativos atualizados

Manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados é uma importante medida de segurança. Evite também instalar aplicativos fora das lojas (Play Store, App Store e iTunes)

Senhas

Crie senhas fortes e únicas. Se você usa a mesma senha para todos os serviços (redes sociais, Dropbox, e-mail), troque-as e anote-as em lugar seguro, caso precise relembrá-las. Não é seguro usar as mesmas senhas para todos os serviços online e como muitos deles têm aplicativos para celulares, a vulnerabilidade é ainda maior, por isso é preciso ter algumas atitudes preventivas.

Backup

Backup

Use um serviço de armazenamento na nuvem para guardar fotos, arquivos, músicas e vídeos. Há várias opções: iCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive, Flickr.

Antivírus

Baixe um antivírus que possa aumentar a segurança e proteção contra malwares. Há opções gratuitas como Android e pagas como o McAfee ou o Norton. Para a empresa, se seus funcionários têm aparelhos corporativos, entre em contato com consultores da 4Partner que podem apresentar os melhores serviços disponíveis no mercado.

Caso não tenha sido possível proteger seu celular e você tenha sido vítima de cibercrime, a recomendação de especialistas é que nunca pague aos hackers porque isso encoraja novos ataques e não garante a recuperação dos arquivos. O melhor a fazer é procurar especialistas em direito digital.

Já teve dissabores com ataques ao celular?  Como procedeu?  Compartilhe conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?