Gestão de TI

Ransomware: conheça a maior ameaça para a sua empresa


Ransomware é um vírus malware que pode ser definido como um sequestrador digital. O “sequestrador” modifica os dados de forma que o usuário não consiga mais ter acesso ao seu próprio computador. As mensagens são as das mais diversas, até mesmo algumas que dizem ser a Polícia Federal e que o computador da vítima está sendo monitorado.

Para ficar mais convincente eles mostram que sabem qual o seu IP e a sua cidade, por isso muitas pessoas acabam pagando o valor do “sequestro” com medo de nunca mais terem acesso ao seu próprio computador. O “resgate” é feito pela moeda virtual bitcoin, e assim fica mais difícil rastrear os criminosos.

Como evitar o seu computador ser infectado por um Ransomware

Fique atento aos sites que você acessa, alguns blogs disponibilizam tanta propaganda, que uma delas pode ser a ameaça, além disso cuidado com links suspeitos enviados por e-mails ou quando for instalar programas ou baixar algum tipo de conteúdo.

Atualmente, alguns hackers preferem enviá-los por meio das redes sociais, onde fica mais fácil se espalhar. Normalmente eles vem disfarçado de links para notícias ou de chats.

Ataques recentes de Ransomware

No ano passado, foi descoberto um Ransomware brasileiro, que infectava o computador e sequestrava os dados da vítima, por meio de um link para o usuário atualizar o seu Adobe Flash Player, quando era clicado. O valor cobrado pelos criminosos era cerca de R$2 mil em bitcoin.

Nos Estados Unidos, o Ransomware MSIL/Samas não simplesmente infecta computadores individualmente, e sim redes inteiras, uma verdadeira preocupação para as empresas. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o grupo responsável pelo ataque usava um programa de segurança disponível ao público para verificar se havia versões vulneráveis do software JBoss, para em seguida iniciar o ataque. O valor do resgate era de 1 bitcoin que equivale a R$1915.

Foi também descoberto, que criaram um Ransomware para o sistema Mac OsX. Os computadores eram infectados por meio do programa Transmission BitTorrent. Para tentar solucionar o problema, foi lançada a versão 2.92 do Transmission BitTorrent, onde são removidos arquivos infectados do Mac.

Como solucionar o Ransomware

Quando acontecer, fica bem difícil desbloquear o seu computador, por isso que a melhor solução é ter um bom antivírus e mantê-lo sempre atualizado.

A TrendMicro é uma empresa especializada em antivírus, inclusive tem trabalhado com uma tecnologia anti-ransomware. São oferecidas as melhores soluções para impedir que vírus e ameaças de malware invada o seu computador. Você pode navegar tranquilamente pela internet, que se caso ele detectar alguma atividade suspeita em um site bloqueará.

Por que as pessoas se tornam hackers?

Os hackers além de ganharem dinheiro sequestrando os computados com o Ransomware, muitas vezes são pagos para coletar dados restritos de grandes companhias. Porém, é bom lembrar, ser hacker não é sinônimo de fazer algo ruim, pois há muitos que trabalham a favor de empresas, sem causar mal para ninguém.

Esse vídeo explica mais sobre o trabalho do hacker e o que ele pode causar de prejuízo para uma empresa:

O que você tem feito para proteger o seu computador contra ameaças digitais?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
5 Cuidados na hora de escolher sua loja de software
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI