Gestão de TI

O mercado de TI continua crescendo e a boa gestão é cada vez mais importante


O mercado de TI avança a passos largos no Brasil. O cenário econômico um pouco mais estável ajudou a acelerar os investimentos das empresas rumo à transformação digital. O estudo anual IDC Predicts prevê crescimento de 5,8% da área em 2018. Alguns fatores contribuem para o prognóstico otimista:

Dispositivos móveis

Dispositivos móveis

O mercado corporativo deve investir pesado em mobilidade e os fabricantes de smartphones e tablets preveem aumento de vendas para esse setor. A expectativa é de uma de demanda de 3,5 milhões de dispositivos, um aumento de 30% em relação a 2017.

Big data e analytics

De acordo com o estudo IDC Predicts, a expectativa é que os gastos com infraestrutura, software e serviços em big data e analytics cheguem a US$ 3,2 bilhões no país este ano.

Cloud pública

Outro ponto de otimismo é o mercado de cloud pública. A previsão do IDC para o Brasil é que a contratação de infraestrutura, plataforma e Saas em cloud pública movimente US$ 1,7 bilhões em 2018 e praticamente dobre até 2020.

Segurança da informação

Esse é o tema da vez. Entre as médias e grandes empresas entrevistadas, 63% afirmaram que ampliaram seus orçamentos em segurança. A previsão é que os gastos com segurança cresçam 9% em 2018 em relação ao ano passado.

O cenário é alentador e traz inúmeros desafios ao mercado de TI. Em primeiro lugar, o nível de qualificação e competências dos profissionais da área precisa acompanhar a velocidade das mudanças e as tendências.

O mercado de TI terá que atuar com alto grau de profissionalismo para entregar resultados cada vez melhores e isso dependerá de processos de trabalho com alto grau de eficiência, envolvendo muito planejamento, capacidade de execução das equipes e desenvolvimento de métricas para que se possa avaliar se os caminhos estão certos e estão levando aos resultados desejados. Isso é fundamental!

Você está otimista com as projeções para o mercado de TI esse ano?  Como a sua empresa tem se preparado?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?