Na mesma proporção em que aumentam as possibilidades de conectividade em vários dispositivos, cresce a necessidade de proteção contra os chamados cibercrimes. Como proteger o celular contra os ataques de hackers?
Esse pequeno dispositivo que nos acompanha o dia inteiro e há tempos tem funções muito maiores do que fazer e receber chamadas telefônicas merece atenção especial. Há muitos dados e arquivos pessoais nele que, se perdidos, podem causar muitos transtornos.
As maneiras que os hackers encontram para atacar dispositivos móveis são variadas e cada vez mais sofisticadas. Eles podem invadir o sistema por meio dos sensores do aparelho ou descobrindo as senhas e códigos PIN. Nesse post, damos algumas dicas de como adotar algumas medidas simples de segurança para proteger seu celular.
Sistema operacional e aplicativos atualizados
Manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados é uma importante medida de segurança. Evite também instalar aplicativos fora das lojas (Play Store, App Store e iTunes)
Senhas
Crie senhas fortes e únicas. Se você usa a mesma senha para todos os serviços (redes sociais, Dropbox, e-mail), troque-as e anote-as em lugar seguro, caso precise relembrá-las. Não é seguro usar as mesmas senhas para todos os serviços online e como muitos deles têm aplicativos para celulares, a vulnerabilidade é ainda maior, por isso é preciso ter algumas atitudes preventivas.
Backup
Use um serviço de armazenamento na nuvem para guardar fotos, arquivos, músicas e vídeos. Há várias opções: iCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive, Flickr.
Antivírus
Baixe um antivírus que possa aumentar a segurança e proteção contra malwares. Há opções gratuitas como Android e pagas como o McAfee ou o Norton. Para a empresa, se seus funcionários têm aparelhos corporativos, entre em contato com consultores da 4Partner que podem apresentar os melhores serviços disponíveis no mercado.
Caso não tenha sido possível proteger seu celular e você tenha sido vítima de cibercrime, a recomendação de especialistas é que nunca pague aos hackers porque isso encoraja novos ataques e não garante a recuperação dos arquivos. O melhor a fazer é procurar especialistas em direito digital.
Já teve dissabores com ataques ao celular? Como procedeu? Compartilhe conosco!
Comentários