Gestão de TI

A Segurança de TI é cada vez mais importante


O cibercrime é uma realidade que assombra o TI de qualquer empresa. A velocidade e a perspicácia de hackers para aplicar golpes e roubo de dados são assustadoras. É importante sempre buscar ferramentas que garantam a segurança da TI.

E isso vale para todos os empreendimentos. Sabe por quê? Ao contrário do que se via há alguns anos, os ataques não miram mais somente nas grandes corporações – pequenas e médias empresas também se tornaram vítimas de delitos cibernéticos.

O perigo dos ransomwares

O perigo dos ransomwares

Proteger dados é mandatório nos dias de hoje para uma boa gestão de TI, uma vez que eles são o grande ativo de qualquer empresa. O hardware também não deve ficar desprotegido em nenhuma circunstância. Qualquer brecha no servidor pode ser a porta de entrada para uma infecção com graves consequências.

Um exemplo disso foi o Wannacry que, em 2017, infectou milhões de sistemas ao redor do mundo. O tipo de ataque causou espanto: um ransomware, que sequestra os dados e pede doações para devolvê-los – se elas não acontecem, há o risco de os arquivos se perderem de vez ou até de serem publicados.

O impacto desse e de outros ataques da mesma natureza confirmou a importância de uma Gestão de TI que garanta a segurança dos dados da sua empresa, independente do segmento. O risco pode estar num simples e-mail com um arquivo no formato PPT ou em uma atualização de segurança que não foi feita por não ter compatibilidade com o serverpack.

Proteção em várias frentes

Proteção em várias frentes

Antivírus profissional, filtro antispam e backup são necessários, mas contar com estruturas físicas, como firewall e access point, também influi na cibersegurança da TI. Computação na nuvem e Blockchain no caso de uma empresa que faça transações financeiras, como bancos, também podem evitar prejuízos.

Outro recurso de que vale a pena lançar mão é a resiliência de dados. Apostar nessa prática pode garantir a recuperação de dados ou a resolução de qualquer problema relacionado às informações que tenham sido corrompidas, sequestradas ou vazadas.

Custo-benefício

Custo-benefício

Geralmente, o investimento em ferramentas de segurança de TI é alto. Mas deve-se levar em conta o custo-benefício e colocar em perspectiva se o custo disso é igual ou maior do que a perda de dados ou de ativos físicos.

Certamente a segurança de TI tornar-se mais importante a cada dia.

Como você cuida da segurança de TI na sua empresa? Se tem dúvidas sobre esse assunto tão importante, fale conosco.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
ARCserve Backup R16.5: atrativos da nova versão
Produtos de TI
Backup com o companheiro vital Bare Metal