O cibercrime é uma realidade que assombra o TI de qualquer empresa. A velocidade e a perspicácia de hackers para aplicar golpes e roubo de dados são assustadoras. É importante sempre buscar ferramentas que garantam a segurança da TI.
E isso vale para todos os empreendimentos. Sabe por quê? Ao contrário do que se via há alguns anos, os ataques não miram mais somente nas grandes corporações – pequenas e médias empresas também se tornaram vítimas de delitos cibernéticos.
O perigo dos ransomwares
Proteger dados é mandatório nos dias de hoje para uma boa gestão de TI, uma vez que eles são o grande ativo de qualquer empresa. O hardware também não deve ficar desprotegido em nenhuma circunstância. Qualquer brecha no servidor pode ser a porta de entrada para uma infecção com graves consequências.
Um exemplo disso foi o Wannacry que, em 2017, infectou milhões de sistemas ao redor do mundo. O tipo de ataque causou espanto: um ransomware, que sequestra os dados e pede doações para devolvê-los – se elas não acontecem, há o risco de os arquivos se perderem de vez ou até de serem publicados.
O impacto desse e de outros ataques da mesma natureza confirmou a importância de uma Gestão de TI que garanta a segurança dos dados da sua empresa, independente do segmento. O risco pode estar num simples e-mail com um arquivo no formato PPT ou em uma atualização de segurança que não foi feita por não ter compatibilidade com o serverpack.
Proteção em várias frentes
Antivírus profissional, filtro antispam e backup são necessários, mas contar com estruturas físicas, como firewall e access point, também influi na cibersegurança da TI. Computação na nuvem e Blockchain no caso de uma empresa que faça transações financeiras, como bancos, também podem evitar prejuízos.
Outro recurso de que vale a pena lançar mão é a resiliência de dados. Apostar nessa prática pode garantir a recuperação de dados ou a resolução de qualquer problema relacionado às informações que tenham sido corrompidas, sequestradas ou vazadas.
Custo-benefício
Geralmente, o investimento em ferramentas de segurança de TI é alto. Mas deve-se levar em conta o custo-benefício e colocar em perspectiva se o custo disso é igual ou maior do que a perda de dados ou de ativos físicos.
Certamente a segurança de TI tornar-se mais importante a cada dia.
Como você cuida da segurança de TI na sua empresa? Se tem dúvidas sobre esse assunto tão importante, fale conosco.
Comentários