Gestão de TI

A regularização para combater as notícias falsas


Notícias falsas e dados expostos são uma das maiores preocupações do momento atual, segundo o “pai da internet”, Tim Berners-Lee.

A internet possibilita o maior acesso à informação, podemos entendê-la como uma rede democrática, já que boa parte do mundo consegue ter acesso, independente de classe social, gênero e etnia. Os acontecimentos são mais expostos, porém, é preciso ter cuidado com quem usa o meio para divulgar notícias falsas.

Os meios de comunicação que fazem esse ato totalmente antiético de divulgar informações falsas, faz com que a veracidade de outras informações sejam questionadas.

Mas o quê alguém ganha publicando notícias falsas?  Muitos acessos causados por curiosidades e lucro com a publicidade.

As notícias falsas, principalmente quando se trata de questões políticas, podem causar um impacto grande e alegações pejorativas para uma pessoa ou empresa. Em época de eleições, esse conteúdo tende a piorar, fazendo com que os eleitores não saibam mais o que é verdade ou boato sobre os seus candidatos.

Tim Berners-Lee apela para o combate das notícias falsas

O criador do World Wide Web (WWW), Tim Berners-Lee em uma carta sobre os 28 anos da Internet, falou abertamente sobre o combate das notícias falsas e se diz preocupado em como a ferramenta tem sido usada: “Nós perdemos o controle sobre nossos dados pessoais, é muito fácil difundir desinformação na web e a propaganda política precisa de transparência”.

Além disso, afirmou que pretende trabalhar com empresas e usuários em busca de soluções para combater as práticas que tem tornado a internet um lugar não confiável. Segundo ele, empresas como o Google e o Facebook precisam criar mecanismos para não deixar que notícias falsas sejam publicadas.

Lembrando, que o Google lançou recentemente o aplicativo “Fact Check”, onde os usuários podem saber se o que está lendo é verdadeiro ou falso, porém não está disponível aqui no Brasil.

“A coleta disseminada de dados por empresas também apresenta outros impactos. Em colaboração – ou coerção – com empresas, os governos passaram a observar todos os nossos movimentos online, e aprovaram leis extremas que atropelam nossos direitos à privacidade”, comenta Tim Berners-Lee sobre a questão de como os dados são expostos e como não há uma regularização para isso.

Como você faz para saber se uma notícia é falsa ou verdadeira? Comente!

Clique para tuitar:

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?