Notícias falsas e dados expostos são uma das maiores preocupações do momento atual, segundo o “pai da internet”, Tim Berners-Lee.
A internet possibilita o maior acesso à informação, podemos entendê-la como uma rede democrática, já que boa parte do mundo consegue ter acesso, independente de classe social, gênero e etnia. Os acontecimentos são mais expostos, porém, é preciso ter cuidado com quem usa o meio para divulgar notícias falsas.
Os meios de comunicação que fazem esse ato totalmente antiético de divulgar informações falsas, faz com que a veracidade de outras informações sejam questionadas.
Mas o quê alguém ganha publicando notícias falsas? Muitos acessos causados por curiosidades e lucro com a publicidade.
As notícias falsas, principalmente quando se trata de questões políticas, podem causar um impacto grande e alegações pejorativas para uma pessoa ou empresa. Em época de eleições, esse conteúdo tende a piorar, fazendo com que os eleitores não saibam mais o que é verdade ou boato sobre os seus candidatos.
Tim Berners-Lee apela para o combate das notícias falsas
O criador do World Wide Web (WWW), Tim Berners-Lee em uma carta sobre os 28 anos da Internet, falou abertamente sobre o combate das notícias falsas e se diz preocupado em como a ferramenta tem sido usada: “Nós perdemos o controle sobre nossos dados pessoais, é muito fácil difundir desinformação na web e a propaganda política precisa de transparência”.
Além disso, afirmou que pretende trabalhar com empresas e usuários em busca de soluções para combater as práticas que tem tornado a internet um lugar não confiável. Segundo ele, empresas como o Google e o Facebook precisam criar mecanismos para não deixar que notícias falsas sejam publicadas.
Lembrando, que o Google lançou recentemente o aplicativo “Fact Check”, onde os usuários podem saber se o que está lendo é verdadeiro ou falso, porém não está disponível aqui no Brasil.
“A coleta disseminada de dados por empresas também apresenta outros impactos. Em colaboração – ou coerção – com empresas, os governos passaram a observar todos os nossos movimentos online, e aprovaram leis extremas que atropelam nossos direitos à privacidade”, comenta Tim Berners-Lee sobre a questão de como os dados são expostos e como não há uma regularização para isso.
Como você faz para saber se uma notícia é falsa ou verdadeira? Comente!
Comentários