Gestão de TI

Saiba por que você precisa de um Plano de Recuperação de Desastre


Toda empresa está sujeita a sofrer eventos de interrupção de suas operações a qualquer momento. De violações de segurança de dados a desastres naturais, quando ocorre um evento imprevisto, é preciso se recuperar o mais rápido possível para continuar a prestar serviços aos seus clientes. Um Plano de Recuperação de Desastre abrangente e eficaz é a melhor solução para tal.

Parte essencial da iniciativa de continuidade de negócios de uma empresa, um Plano de Recuperação de Desastre garante disponibilidade dos processos de negócios e evita qualquer prejuízo de longo prazo, seja operacional ou financeiro.

E apesar do termo, ele não consiste apenas na recuperação como também na prevenção de incidentes e acidentes que podem afetar o negócio, sendo focado principalmente na proteção das informações da empresa.

Como projetar um Plano de Recuperação de Desastre

Ao criar seu Plano de Recuperação de Desastres, escolha estratégias segmentadas para casos de uso específicos. Dados históricos orientados para a conformidade, por exemplo, nem sempre exigem acesso rápido. No entanto, caso ocorra interrupção no serviço, talvez convenha recuperar os dados e o aplicativo o mais rápido possível.

No momento de executar o Plano de Recuperação de Desastre, você não quer perder tempo adivinhando o que cada passo significa. Por isso, cada tarefa da iniciativa deve consistir em um ou mais comandos ou ações concretos e sem erros.

Adote medidas para minimizar a probabilidade de ocorrência de um desastre. Adicione controles para evitar e detectar problemas antes que eles ocorram. Por exemplo, você pode adicionar um monitor que envie um alerta quando um fluxo de destruição de dados mostrar picos inesperados ou outras atividades incomuns.

Certifique-se de que os controles de segurança que se aplicam ao ambiente de produção também sejam levados em conta. Um bom plano de recuperação também deve ser cauteloso em relação à segurança da informação.

Para evitar surpresas desagradáveis ao executar uma recuperação, certifique-se de ter a devida licença de qualquer software que será implementado.

Os benefícios e a importância de ter um Plano de Recuperação de Desastre são bastante claros para que sua empresa esteja preparada para minimizar o tempo de inatividade, permanecer em conformidade e garantir que os dados do cliente estejam seguros e protegidos em caso de interrupções inesperadas.

Faça uma parceria com quem realmente entende do assunto e estruture seu plano sem erros. Consulte nossos especialistas para encontrar as melhores soluções para a sua empresa!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
ARCserve Backup R16.5: atrativos da nova versão
Produtos de TI
Backup com o companheiro vital Bare Metal