Gestão de TI

4 coisas que você precisa saber sobre Business Intelligence


Business Intelligence (BI) é uma palavra da moda. O fato é que não se trata de uma tendência passageira, pois é uma atividade que agrega muito valor aos negócios. Ter um banco de dados especialmente modelado para a empresa e poder tomar decisões com base na coleta, análise e monitoramento das informações é um grande diferencial competitivo. Por isso, acreditamos que a BI é uma área que tende a crescer e assumir papel cada vez mais estratégico dentro das organizações.

Para ficar por dentro dessa tendência, selecionamos quatro coisas sobre Business Intelligence que você precisa saber:

Benefícios do Business Intelligence

Além da captação e armazenamento de dados importantes para o negócio, as ferramentas de BI podem ajudar a quantificar o relacionamento com fornecedores e clientes. Um sistema customizado de Business Intelligence possibilita a percepção de insights e fornece subsídios para otimização dos processos do negócio.

Perfil do profissional de Business Intelligence

É importante ter consciência de que por mais poderoso que seja o sistema de Business Intelligence desenvolvido para a sua empresa, ele não servirá de nada se não tiver profissionais qualificados para interpretar as informações. O perfil do profissional de BI é bem variado: podem ser analistas de TI, engenheiros de RH, psicólogos. O importante é que saibam analisar os dados e extrair insights nem sempre tão óbvios.

Gestão de risco

A BI pode ajudar na gestão de risco da empresa. É preciso construir um plano de gestão de risco. Os executivos devem listar os principais riscos ligados à atividade da empresa. O monitoramento de dados indicará quando algum risco se aproximar a tempo de botar as ações corretivas previamente definidas.

Como a BI cresce e se desenvolve

O aumento do uso das redes sociais impulsiona o crescimento da Business Intelligence. Muitas empresas têm prestado especial atenção a esse ponto e desenvolvido softwares que possam oferecer histórico das interações entre os consumidores e a marca na Internet.

Que importância a Business Intelligence tem no seu negócio hoje? Se você ainda não tem uma área estruturada para isso e precisa de auxílio para construir uma ferramenta customizada para o seu negócio, consulte-nos.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?