Gestão de TI

4 dicas para empresas modernizarem seu Data Center


Verdade seja dita: a evolução tecnológica digital e a geração de dados em escala estratosférica são um caminho sem volta. Empresas que ainda pensam que há tempo de sobra para se adaptarem a essa nova realidade estão muito enganadas! Independente de porte ou setor, é chegada a hora de investir no sistema nervoso das companhias, ou seja, em seu Data Center.

Como fazer isso? Modernizando! Essa é a chave para garantir agilidade dos negócios e competitividade frente a um mercado que exige respostas cada vez mais precisas e em tempo real. Ficou interessado? Então confira algumas dicas de como implementar uma estratégia de centro de dados mais moderna para sair na frente da concorrência e não ficar parado no tempo.

1. Faça um diagnóstico

O primeiro passo para modernizar um Data Center é fazer um diagnóstico sobre a base atual instalada e escalonar as necessidades futuras. Você precisa identificar onde estão os problemas e o que precisa ser ajustado ou otimizado, conforme as suas previsões de negócios.

2. Migre para a nuvem

O mundo digital impõe uma operação mais dinâmica, automatizada e sustentável. Uma alternativa escalável e de baixo custo para alcançar tudo isso é a migração dos sistemas de transferência e armazenamento de dados para a chamada Computação na Nuvem. Buscar soluções híbridas na rede gera uma economia da infraestrutura, pois reduz espaço e equipamentos que seriam necessários no caso do Data Center físico. Além disso, a virtualização deixa as empresas mais produtivas e ainda reduz custos.

3. Invista na infraestrutura física

Tenha em mente que mudanças básicas na infraestrutura podem fazer uma grande diferença e trazer maior flexibilidade e dinamismo ao Data Center. Avaliar e otimizar sistemas de refrigeração, segurança e monitoramento são fundamentais. Hoje, por exemplo, vale muito a pena investir em sistemas modernos de ar condicionado que funcionam conforme a variação de temperatura na sala e fontes de alimentação ininterrupta (UPSs) que possuem modos de funcionamento ecológicos muito mais eficientes.

4. Automação e controle

Nada adianta implementar mudanças de peso se não há uma forma de verificar se tudo está operando corretamente. Por isso, um Data Center moderno não pode abrir mão de automação e controle, funcionalidades essenciais para a certificação de confiabilidade e disponibilidade do sistema. Softwares de gerenciamento de infraestrutura e monitoramento, por exemplo, possibilitam que parâmetros sejam configurados e notificações sejam geradas para prevenir que pequenos incidentes ou falhas de aplicativos ganhem proporções catastróficas.

Convergir de um Data Center convencional e estático para um moderno e dinâmico pode parecer difícil, mas nós podemos auxiliá-lo na escolha das melhores soluções de infraestrutura de TI híbrida. Fale conosco!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
Adobe Creative Cloud – Suite na nuvem e em colaboração
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI