Gestão de TI

Custo por chamado de TI: saiba tudo sobre a métrica


Qual o custo com TI que a sua empresa tem atualmente? Considere os gastos com tecnologia, suporte, manutenção, licenças e outras despesas que envolvem a área de TI. Saber avaliá-lo é essencial para tomar decisões mais assertivas e uma boa métrica para tal é medindo o custo por chamado de TI.

A métrica mede basicamente o número de solicitações que o departamento de TI atendeu e quais foram as despesas envolvidas na resolução do chamado, como as horas de trabalho e recursos utilizados. O custo por chamado de TI pode ser utilizado tanto por empresas que terceirizam seus serviços de TI, quanto por aquelas que mantêm um departamento próprio.

Para calcular o custo por chamado de TI é fundamental determinar um período específico e registrar todas as solicitações atendidas. Confira a seguir como calcular corretamente essa despesa e entender de que maneira utilizá-la para tomar boas decisões.

Como calcular o custo por chamado de TI?

Se a sua empresa já conta com um serviço de terceirização, também conhecido como outsourcing de TI, basta fazer um registro do número de chamadas abertas em um mês e então dividir essa quantia pelo valor pago à empresa parceira de TI.

Lembre-se: É importante adicionar ao valor da mensalidade todos os gastos extras como a necessidade de contratação de outras empresas, contratação de novas licenças ou abertura de chamados em outros fornecedores. 

Por outro lado, se a sua companhia possui um departamento de TI próprio, o cálculo do custo por chamado é um pouco mais complexo. Neste caso, é preciso relacionar e somar todas as despesas com o setor de TI da empresa. Isso inclui, por exemplo, a folha de pagamento, equipamentos e softwares usados pelos profissionais da área, despesas com deslocamento para atendimento, além de custos estruturais, como telefone, internet, aluguel de sala, dentre outros.

A soma desses valores deve ser dividida pelo número de chamados realizados em um determinado período. Por fim, é essencial comparar o custo por chamado dentro do orçamento da área, para então, mensurar se o custo é alto ou baixo. 

Agora ficou mais fácil? O custo por chamado de TI é uma das métricas mais importantes para detectar falhas e ajudar nos insights para medidas que podem ser tomadas. Por isso vale a pena saber como calcular e avaliar esse KPI de forma íntegra, auxiliando na melhoria contínua do departamento de TI.

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