Gestão de TI

A consumerização de TI nas empresas


A necessidade de conexão tecnológica e a predominância de uma cultura voltada para a informação trazida pela força da geração Y no mercado consolidam cada vez mais a consumerização de TI: o uso pessoal e (ou) corporativo de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho, seja ele o notebook do funcionário, o smartphone ou o tablet.

Essa prática, que também abrange o uso de serviços online e aplicativos pessoais baixados em dispositivos de trabalho, no entanto, ainda suscita muitas discussões e demanda adaptações por parte das organizações, sem as quais o modelo pode deixar de ser benéfico ou gerar um espaço de desconexão entre colaborador e empresa.

Tanto o departamento de TI como os demais devem estar atentos à tendência da consumerização de TI, para melhor controlar a tecnologia dentro e fora da empresa, especialmente quanto à segurança da informação, uso correto de softwares, monitoramento de atualizações, fiscalização de conteúdos impróprios, investimento em infraestrutura para dar suporte a essa cultura, entre outras questões.

Vantagens e desvantagens da consumerização de TI

Vantagens e desvantagens da consumerização de TI

Quando bem implantada, a consumerização de TI traz resultados positivos significativos, tais como aumento de produtividade, economia e mobilidade, já que ao levar os dispositivos móveis a qualquer lugar, os colaboradores conseguem acessar seus arquivos e dados na nuvem, entregando suas tarefas a tempo e com qualidade. Além disso, há também reduz os custos operacionais e de transporte para a companhia.

Ao mesmo tempo, a consumerização traz alguns riscos para a empresa relacionados à perda de dados, que deixam de estar sob completo controle do departamento de TI. Já falamos aqui sobre a tendência de descentralização das áreas de TI e como isso pode ser positivo para as empresas, mas é sempre bom lembrar sobre a importância de manter os dados de informação seguros e constantemente monitorados por meio de uma política de segurança da informação rígida. 

Maximize os benefícios e minimize os riscos

Para garantir o melhor da Consumerização de TI é preciso treinar seus colaboradores,  passar informações sobre os riscos do mau uso dos equipamentos para seus funcionários e usuários leigos. 

Criar políticas claras para o gerenciamento dos dispositivos móveis: informe corretamente e de modo transparente as políticas de uso desses equipamentos, descrevendo principalmente as regras, o que pode ser utilizado, quem poderá utilizar, as sanções em caso de problemas, e etc,

Controlar dos ativos de informação: é importante criptografar os dispositivos para proteção e guarda dos dados, verificar se as conexões utilizadas são seguras, limitar a instalação de novos aplicativos e fazer limpeza periódica dos sistemas operacionais utilizados.

A consumerização de TI é um caminho sem volta. Mas para garantir um processo que vai de fato transformar a empresa, é essencial contar com tecnologia de ponta, tanto em hardwares quanto softwares. Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar!!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?