Gestão de TI

Cibersegurança: Segurança dos dados é a maior prioridade das lideranças empresariais


Vazamento de informações sigilosas, ciberataques à instituições financeiras, Cloudbleed e Petya. Acontecimentos como esses provaram que a segurança dos dados nunca foi tão importante.

O último ano foi marcado por um grande número de ciberataques, que juntos somaram mais de US$ 280 bilhões em danos às corporações, como indica pesquisa global feita pela Grant Thornton, empresa de auditoria, consultoria e outsourcing.

Perdas como essa tem influenciado fortemente o mercado corporativo. De acordo com dados da A.T Kearney, uma das maiores consultorias do mundo, cerca de 43% dos executivos abordados pela consultoria vão priorizar a cibersegurança nos próximos anos.

Os maiores prejuízos de 2017 estão concentrados na América do Norte e Europa. Na Inglaterra, instituições financeiras e hospitais foram afetados por malwares. Já na Ucrânia, até mesmo o aeroporto internacional de Odesssa sofreu as consequências do ataque.

Na América Latina, os usuários comuns foram os mais afetados: cerca de US$ 62 mil foram pagos para “resgatar” os dados roubados pelo ransomware WannaCry. No Brasil, serviços importantes como o INSS ficaram fora de ar, devido ao malware.

A importância da cibersegurança

Executivos do mundo todo já estão se preparando para os novos desafios da segurança digital. A consultoria KPMG apontou que a cibersegurança é a maior prioridade das lideranças empresariais de dez países-chave. Apenas entre executivos brasileiros, cerca de 86% acreditam que na importância da cibersegurança.

No cenário atual, a cibersegurança não é relevante apenas para grandes corporações. Pequenas empresas e até mesmo indivíduos devem dobrar sua atenção (e conhecimento) sobre as práticas mais comuns de malware e como evitá-las. Afinal, o futuro da comunicação em rede depende da confiabilidade do ambiente digital.

E você, também acredita nisso? Como que sua empresa está lidando com essa questão da Cibersegurança? Deixe sua opinião nos comentários!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?