Gestão de TI

CES 2018: Os destaques da maior feira de tecnologia do mundo


A CES (Consumer Eletronics Show) é o maior evento de tecnologia do mundo, sempre trazendo tendências e conceitos que guiarão a produção das maiores empresa de tecnologia do mundo. Em 2018, a maioria dos produtos expostas na feira de Las Vegas estava envolto em alguma tecnologia de IoT (Internet das Coisas), Machine Learning ou Inteligência Artificial. Isso porque a indústria acredita que, a partir de 2020, ocorrerá uma revolução dos dados, tão importante quanto a revolução industrial.

Entre centenas de avanços tecnológicos e protótipos para a transformação do mundo como conhecemos, um das maiores surpresas do evento foi protagonizada pela natureza. Uma forte chuva no segundo dia de exposição causou uma queda de energia, que por sua vez foi responsável pela evacuação de quase 180 mil pessoas.

Ironias à parte, a CES 2018 se destacou pelo nível avançado dos protótipos e tecnologias adotadas, em sua maioria pronta para testes em beta.

Internet of Things

O IoT foi uma das tecnologias mais incorporada pelas empresas no desenvolvimento de seus produtos neste ano. O conceito de interconexão entre os produtos e a internet permite a criação de “objetos inteligentes” capazes fazer uma captação e análises de dados cedidos pelos usuários, assim como adaptar-se às mudanças por meio de reconhecimento de padrões e atualização dos sistemas operacionais.

Um dos produtos que fez mais sucesso foi o Kohler Verdera, um espelho inteligente que funciona como um dispositivo para a Alexa, assistente pessoal da Amazon, integrar-se ao banheiro. Com o Kohler Verdera você pode alterar a intensidade das luzes ou a temperatura do banheiro, apenas com o comando de voz.

O GE Appliance Kitchen Hub seguiu na mesma linha, servindo como um Hub para assistentes pessoais, como a Alexa ou o Google Home, administrarem a cozinha. Além destes destaques, produtos como geladeiras, lava-roupas e até escovas de dentes também apostaram no IoT para criar novas experiências.

TV’s

As televisões também tiveram grande destaque na feira. Os aparelhos foram um dos primeiros a incorporar a tecnologia IoT em seu sistema. Agora, os líderes do setor apostam em novas tecnologias para tornar o aparelho mais versátil e flexível.

Entre os produtos que chamaram mais atenção estão a “LG 65-inch rollable OLED TV”, uma televisão enrolável de 65 polegadas. Mesmo sendo apenas um protótipo, a televisão gerou muito interesse, devido à qualidade das imagens produzidas e as transformações que a tecnologia pode prover para a apresentação e disposição do aparelho.

A maior concorrência da TV enrolável foi apresentada pela Samsung. “The Wall”, como ficou conhecida, é a televisão modular da Samsung. Além da qualidade indiscutível associada à tecnologia MicroLED, o aparelho pode ser dividido em diversos módulos, que não tiveram seu tamanho divulgado, mas que podem chegar até 146 polegadas para imagens em 4K ou 85 polegadas para imagens 8K.

Carros

O mercado automobilístico é um dos que mais apostam nas novas tecnologias para transformar o comportamento humano. Os veículos autônomos são a maior aposta do setor. Estes veículos que não precisam de motoristas já estão sendo colocados na rua, como o Aptiv, Navya’s Autonom Cab e Torc Robotics, que chegaram à feira por conta própria.

Outra tendência da indústria foi a utilização de outras tecnologias como o Waze ou até a Alexa nos veículos.

Sobre o futuro

A Consumer Electronic Association acredita que em 2025 dois terços da população já estará trabalhando em espaços alternativo. Tecnologias como assistente pessoal e carros autônomos transformaram nossos hábitos completamente.

Neste novo mundo, onde Inteligências Artificiais auxiliam na gestão de cidades inteligentes e assistentes pessoais permeiam os aparelhos domésticos, o conhecimento sobre as linguagens das máquinas será tão importante quanto o português ou inglês. Pensando nisso, a Botley desenvolveu um brinquedo infantil que tem como objetivo o desenvolvimento do aprendizado sobre linguagens de programação.

Conclusão

Em 2017, a assistente pessoal da Amazon, Alexa, foi considerada o maior destaque da CES, provando a utilidade de um assistente pessoal otimizado para sistemas de comando por voz. Em 2018 foi a vez do Google entrar no jogo, com o Google Home.

A maioria dos produtos apresentados na feira deste ano já estavam integrados à tecnologias IoT e assistente pessoais. Outros tantos, serviam como Hubs ou plataformas portáteis para a transferência de inteligência artificial para ambientes que não são compatíveis, como carros ou aparelhos domésticos mais antigos.

Essa tendência, somada aos incríveis avanços da Inteligência Artificial do Machine Learning nos últimos anos, transformarão a relação com nossas casas, cada vez mais conectadas e inteligentes.

E você, o que achou da CES 2018? Como você acredita que a tecnologia afetará sua vida? Deixe seu comentário.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Produtos de TI
9 Produtos Red Hat para seu negócio
Produtos de TI
Adobe Creative Cloud – Suite na nuvem e em colaboração