O impacto que novas tecnologias vem causando nos negócios é um movimento sem volta. Neste contexto, a eficiência operacional da TI deve ser prioridade nas organizações, para que o departamento continue desempenhando seu papel estratégico. O desafio está em alinhar metas de tecnologia e negócios, criando valor por meio do uso mais eficiente dos recursos inovadores disponíveis.
Atualmente, a TI precisa ser capaz de realizar e gerenciar diversas tarefas como dar suporte aos usuários, fazer a manutenção de equipamentos e cuidar da gestão de políticas de segurança digital, tudo isso com agilidade e eficiência.
Isso significa, basicamente, que se você não tiver uma estratégia eficiente, provavelmente estará prejudicando os negócios. Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Confira a seguir 5 dicas para melhorar a eficiência operacional da TI de sua empresa:
1. Equipe multidisciplinar
Para que a TI consiga dar conta de todas as funções que deve desempenhar atualmente, é fundamental manter uma equipe com profissionais altamente capacitados. Ou seja, as empresas precisam investir em profissionais multidisciplinares que sejam capazes de gerenciar adequadamente todas as rotinas da área de forma eficiente.
Uma equipe multidisciplinar é, portanto, uma forma de resolver problemas e trazer soluções de uma forma mais rápida, criativa e eficaz.
2. Novas tecnologias
Para que os processos possam realmente ser otimizados e alinhados efetivamente a outros projetos de uma empresa, é necessário pensar bem antes de implementar uma nova tecnologia. Assim, é possível escolher aquelas que possam ser integradas às demais e que sejam de fácil adaptação por parte dos funcionários.
Adote ferramentas e soluções intuitivas, que atendam às demandas internas. O objetivo é automatizar tarefas manuais para que os colaboradores foquem as atividades estratégicas. Um exemplo é a identificação de problemas na rede, que se torna mais precisa e fácil de resolver com a ajuda da tecnologia.
3. Infraestrutura de TI
Um dos principais contratempos da produtividade da TI é a falta de uma infraestrutura de gestão eficiente para que a equipe controle todos os projetos da empresa. Por isso, é importante investir em uma boa infraestrutura, para aumentar a produtividade da TI e das demais áreas da empresa. Além disso, o retorno pode ser rapidamente percebido nos processos internos que se tornam mais eficientes.
Já considerou evoluir para uma infraestrutura hiperconvergente? Com tecnologias superiores de virtualização, segurança de informação e armazenamento de dados em alta performance, você libera os especialistas da TI para se concentrarem em objetivos-chave dos seus negócios.
4. Treinamentos periódicos
Ainda que uma empresa contrate os melhores profissionais para fazer parte de sua equipe de TI, deve sempre investir em treinamentos. Afinal, a tecnologia está em constante evolução e é necessário que a TI acompanhe todas as tendências e adquira novos conhecimentos para conseguir continuar produzindo no mesmo ritmo.
Lembre-se, apenas com um time eficiente e preparado é possível aproveitar todos os benefícios das ferramentas tecnológicas nos outros setores da organização.
5. Prioridades/Planejamento estratégico
Um dos principais inimigos da produtividade é a falta de priorização das atividades. Mais do que isso, é preciso trabalhar com metas realistas. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade, defina quais são os limites e divulgue-os para a equipe a fim de que sejam cumpridos.
Por ser uma área estratégica em qualquer organização, a TI também exige a elaboração de um planejamento apropriado, o que implica a integração dos esforços. O planejamento estratégico embasa as tomadas de decisão para que os objetivos de negócio estejam alinhados aos recursos tecnológicos.
O que você e sua empresa estão fazendo para serem eficientes e irem além? Se precisar de alguma ajuda para aumentar a eficiência operacional da TI de sua companhia, pode contar conosco!
Conheça os serviços da 4Partner e fale com um de nossos especialistas.
Comentários