Gestão de TI

4 dicas para melhorar a Gestão de Vulnerabilidades na sua empresa


Com riscos e ameaças cibernéticas cada vez mais frequentes, não contar com uma Gestão de Vulnerabilidades compromete a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados sigilosos de qualquer empresa. Quando falamos em segurança da informação, as vulnerabilidades nos sistemas de TI — fraquezas de um ativo que podem ser potencialmente exploradas por ameaças — são portas abertas para invasores comprometerem tais informações.

Ao mesmo tempo que a área de TI viabiliza a automatização dos processos de negócio, por outro lado, permite diversos tipos de ataques hackers, crimes eletrônicos e fraudes no ambiente interno ou em terceiros. A situação é preocupante porque as motivações de ciberataques deixaram de ser apenas para ganhos financeiros para também prover danos físicos. 

Diante deste cenário de riscos constantes, a Gestão de Vulnerabilidades mostra-se fundamental para garantir a segurança da informação. Ela se baseia na adoção de práticas e processos rotineiros, que visem diminuir as falhas e integrar esse trabalho à rotina da operação. 

Os 4 passos essenciais no processo de Gestão de Vulnerabilidades:

Os 4 passos essenciais no processo de Gestão de Vulnerabilidades:

Identificar

A identificação é o primeiro passo para aprovar o plano. Identifique os principais recursos e ativos a serem protegidos, determine seu nível de importância, desenvolva um plano para avaliar seus pontos fracos e saiba como responder quando os mesmos forem encontrados.

Os caminhos de acesso a esses ativos também precisam ser avaliados como possíveis pontos de exposição. Para categorizar cada ativo, é necessário determinar seu nível de importância ou criatividade para o negócio. Para tal, deve-se criar uma escala que classifique cada ativo com alta, média ou baixa importância — sempre baseada de acordo com as necessidades da empresa.

Analisar / Avaliar

Realizar uma avaliação de risco pode ser tão simples quanto executar uma verificação de vulnerabilidade ou tão complexo quanto avaliar todos os controles que afetam o ativo. Quanto mais profunda a análise, mais completa é a visão, portanto, recomenda-se fazer o quanto for razoável. Um bom começo é avaliar os controles de acesso e quem tem acesso e, então, executar uma varredura de vulnerabilidade autenticada.

Reportar

Antes de partir para a correção, é importante comunicar a análise aos departamentos apropriados. A fase de avaliação resulta em recomendações, priorização e potenciais impactos para cada ativo. Como isso envolve trabalho de vários grupos, gastos possíveis com ferramentas e mudanças nos processos, a equipe de avaliação precisa apresentar os resultados para as operações de TI, os proprietários de sistemas e a equipe executiva. 

Tratar

Por fim, esse é o objetivo da Gestão de Vulnerabilidades. Reduza o risco tratando as fraquezas. É importante salientar que este é um processo contínuo, não um evento único. Isso pode significar colocar políticas e processos de correção, atualizar práticas como controle de alterações e executar verificações e avaliações regulares para garantir que os controles apropriados estejam funcionando bem. 

Quer obter mais dicas ou conhecer as melhores soluções para a sua empresa? Então fale com um dos nossos especialistas!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?