Gestão de TI

Workplace by Facebook: a rede social para empresas


O Facebook Inc. é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e principal expoente entre as redes sociais da internet. Além de sua plataforma principal, o Facebook ainda é proprietário dos populares aplicativos Instagram e Whatsapp. A nova meta da empresa é ser também a maior rede social corporativa do mundo.

Depois de passar por algumas mudanças no seu modelo de negócios, o projeto comemorou recentemente a aquisição de um importante cliente: o Walmart. Agora, depois de um ano de experiências, o gigante da tecnologia começa a fazer um balanço sobre seu avanço neste mercado.

O que é o Workplace by Facebook?

O Workplace é uma rede social colaborativa que busca transformar a comunicação interna das empresas, da mesma forma que o Facebook mudou a comunicação pessoal.

Através de uma experiência muito parecida com a da rede social original, os usuários tem acesso à ferramentas como o chat, os grupos exclusivos ou públicos, transmissões de vídeo ao vivo e, claro, ao feed de notícias.

Apesar das semelhanças, o Workplace é uma rede social própria e não permite a conexão de perfis de outras redes como o Linkedin, Twitter, ou até o próprio Facebook.

Outros importantes destaques da rede corporativa do Facebook são sua capacidade de transmissão de informações em grande escala e seu know-how sobre como criar uma UX (Experiência de Usuário) que incentiva o engajamento de seus usuários.

Vantagens e problemas

Após apenas um ano no mercado, o Workplace já tem mais de 30 mil organizações participantes no mundo todo, entre importantes líderes do varejo, instituições financeiras e até outras empresas de tecnologia.

Para clientes como o Countdown, um dos maiores varejistas da Nova Zelândia, a escolha pelo Workplace é justificada, principalmente, pela familiaridade de seus funcionários com as ferramentas da rede, a confiabilidade na estrutura e suporte, e sua extensão para dispositivos móveis, que permite expandir à comunicação interna para além dos escritórios.

Por outro lado, a fórmula “viciante” da plataforma pode ser considerada contraproducente para algumas empresas. Existe ainda, certo receio sobre a falta de autonomia dos contratantes, que não tem controle sobre o funcionamento do feed e nem quais ferramentas podem ou não ser disponibilizada para seus funcionários.

Seu principal concorrente, o Slack, investe na flexibilidade e simplicidade de suas ferramentas, e aposta na cultura de sua comunidade para gerar novas aplicações e funcionalidades.

O Workplace ainda não encontrou um modelo ideal de comunicação para pequenas empresas e mesmo entre seus maiores clientes, não é a única plataforma de gerenciamento da comunicação interna.

Mesmo assim, a rede social do Facebook continua expandindo sua influência, apresentando um grande crescimento em um mercado disputado por importantes empresas de tecnologia, como a Microsoft.

Tantas mudanças nas tecnologias da comunicação e no próprio modelo de negócio das empresas tornam estas disputas pouco previsíveis. No entanto, já é possível afirmar que ferramentas como o Workplace estarão cada vez mais presentes nos momentos de lazer, assim como no ambiente de trabalho.

E você, o que acha? O Workplace dominará a comunicação dentro das empresas, ou outras plataformas sobreviverão ao “furacão” Facebook? Deixe seu comentário.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?