A forma como consumimos está mudando drástica e rapidamente. A forte ascensão das compras por dispositivos móveis, consumidores mais exigentes e o avanço da tecnologia estão transformando completamente o modelo de negócios. Tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas terão forte impacto no varejo e poderão promover novas experiências de compra personalizadas. Quer saber como elas podem ser usadas a favor do seu negócio? Confira as principais tendências da tecnologia do setor:
Omnichannel
No conceito de omnichannel, o cliente não enxergará mais a diferença entre o mundo online e o offline e tanto realizará buscas pela internet, como fará compras no varejo físico. Ou seja, as lojas físicas continuarão a ser um ativo importante para os varejistas, independentemente do volume de vendas realizadas através do e-commerce. Pensando nesse comportamento do consumidor, será cada vez mais necessário que o lojista desenvolva um estudo sobre o caminho que leva o seu cliente a comprar o produto, integrando totalmente os seus canais de vendas. Com a convergência dos canais, será possível reduzir os custos de frete e o tempo de entrega e ganhar maior conversão de vendas, além de geração de fluxo em loja e uma gestão de estoque mais inteligente, entre vários outros benefícios.
Caixas de Autoatendimento (Self-Checkouts)
Presentes em lojas estrangeiras, os caixas de autoatendimento no checkout do varejo chegaram mais recentemente ao Brasil e vieram para ficar. Através do autoatendimento, os próprios clientes devem passar seus produtos no leitor de código de barras e finalizar a compra sem a necessidade de um atendente. A grande vantagem da automatização da venda é a sua praticidade, principalmente em horários de pico de consumo, reduzindo o tempo de fila para pagamento das compras.
Wearables e Realidade Aumentada
Especialistas apontam que, nos próximos anos, os wearables, as tecnologias vestíveis, serão cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Itens como pulseiras inteligentes e os smartwatches possuem conexão com outros dispositivos ou, idealmente, à internet e assim se integram muito bem a outras tendências da tecnologias que estão em alta, como o Big Data, o Machine Learning e o Cloud Computing. Por isso, os wearables devem se tornar fontes ricas de informação sobre o comportamento dos consumidores. Além dos smartwatches, outro item que terá grande impacto na experiência de compra são os óculos de realidade aumentada. Já imaginou como será experimentar uma peça de roupa virtual através de um app? Essa experiência única já é uma realidade em grandes varejos do Brasil e vem surpreendendo clientes e ajudando a criar laços com as marcas varejistas. Sem dúvidas, tais tecnologias terão um papel cada vez mais importante dentro dos pontos de venda.
Gestão de Dados
Conseguir integrar e gerenciar de forma inteligente a grande quantidade de informações, dados e relatórios que vem sendo gerado a todo instante se tornou um dos grandes desafios das empresas varejistas. Um sistema de gestão eficaz permite analisar estes dados e utilizar informações relevantes sobre o próprio negócio e sobre os clientes para auxiliar a criar estratégias, calcular riscos e otimizar os processos em busca de melhores resultados. Ao utilizar soluções que trabalhem os processos de maneira automatizada, é possível tornar a operação ainda mais rápida, eficiente e lucrativa.
Buscando um software especializado no segmento da sua loja? A 4Partner ajuda você a encontrar as melhores oportunidades de melhoria em seu negócio. Faça uma cotação.
Comentários