Gestão de TI

5 riscos para estruturas de TI


A TI é um setor que vem prosperando e ganhando importância estratégica para os negócios ano a ano. Conforme aumenta a complexidade da área com fatores como a expansão dos dispositivos móveis, big data e analytics, cloud pública e segurança da informação, mas as empresas precisam estar atentas e cientes de que ter uma boa performance dependerá cada vez mais de iniciativas capazes de prevenir riscos para estruturas de TI.

A má gestão da tecnologia da informação pode causar impactos negativos no negócio. Enumeramos aqui alguns pontos que todo gestor de TI deve ficar de olho e minimizar a possibilidade de riscos:

Gestão de riscos

Gestão de riscos

O gestor de TI deve identificar os fatores de risco em cada área e agir de maneira preventiva em relação a possíveis problemas.

Para uma boa gestão de risco, é preciso avaliar a tecnologia e infraestrutura, realizar uma minuciosa classificação e mensuração das possíveis situações de vulnerabilidade e quais áreas estariam expostas e o desenvolvimento de um plano de ações que possam corrigir eventuais problemas.

É preciso ressaltar que além de dominar as tecnologias e suas possibilidades, o gestor deverá conhecer bem o ramo de atuação da empresa e os impactos de possíveis falhas no sistema de TI no negócio como um todo para fazer uma gestão de riscos eficiente.

Monitoramento

Monitoramento

Como anda o acompanhamento do dia a dia das atividades? Manutenção, backups, treinamento e qualificação das equipes precisam ser levadas a sério pelos gestores de TI. A sugestão é estabelecer uma rotina e checklists a serem conferidos periodicamente para não negligenciar esse aspecto!

Indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho

Além dessa visão de futuro para a gestão de riscos, o gestor de TI deve estabelecer indicadores de desempenho, acompanhando de perto os resultados da área e os reflexos no negócio. Negligenciar esse ponto, não só pode colocar em risco o desempenho do negócio, mas deixa passarem despercebidos os gargalos e as oportunidades.

Segurança de dados

Segurança de dados

A segurança de dados é um assunto que ganhará cada vez mais atenção dentro das empresas. Os ciberataques estão cada vez mais comuns e a legislação cada vez mais rigorosa em relação à proteção de dados do cliente. Deslizes nesse ponto podem comprometer não só os resultados como a imagem da empresa, provocando transtornos muitas vezes incontornáveis.

Sintonia com o mercado

Sintonia com o mercado

Quais são as melhores práticas do mercado? Será que a sua empresa está usando, de fato, as melhores soluções em seus processos? A TI evolui velozmente e o gestor da área precisa acompanhar os movimentos do mercado e avaliar a adoção de novas tecnologias e soluções que possam trazer vantagem competitiva aos negócios.

Que outros pontos são importantes para a prevenção de riscos para estruturas de TI? Já teve algum problema em sua empresa que poderia ter sido evitado com alguma das questões que listamos? Compartilhe conosco.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?