A TI é um setor que vem prosperando e ganhando importância estratégica para os negócios ano a ano. Conforme aumenta a complexidade da área com fatores como a expansão dos dispositivos móveis, big data e analytics, cloud pública e segurança da informação, mas as empresas precisam estar atentas e cientes de que ter uma boa performance dependerá cada vez mais de iniciativas capazes de prevenir riscos para estruturas de TI.
A má gestão da tecnologia da informação pode causar impactos negativos no negócio. Enumeramos aqui alguns pontos que todo gestor de TI deve ficar de olho e minimizar a possibilidade de riscos:
Gestão de riscos
O gestor de TI deve identificar os fatores de risco em cada área e agir de maneira preventiva em relação a possíveis problemas.
Para uma boa gestão de risco, é preciso avaliar a tecnologia e infraestrutura, realizar uma minuciosa classificação e mensuração das possíveis situações de vulnerabilidade e quais áreas estariam expostas e o desenvolvimento de um plano de ações que possam corrigir eventuais problemas.
É preciso ressaltar que além de dominar as tecnologias e suas possibilidades, o gestor deverá conhecer bem o ramo de atuação da empresa e os impactos de possíveis falhas no sistema de TI no negócio como um todo para fazer uma gestão de riscos eficiente.
Monitoramento
Como anda o acompanhamento do dia a dia das atividades? Manutenção, backups, treinamento e qualificação das equipes precisam ser levadas a sério pelos gestores de TI. A sugestão é estabelecer uma rotina e checklists a serem conferidos periodicamente para não negligenciar esse aspecto!
Indicadores de desempenho
Além dessa visão de futuro para a gestão de riscos, o gestor de TI deve estabelecer indicadores de desempenho, acompanhando de perto os resultados da área e os reflexos no negócio. Negligenciar esse ponto, não só pode colocar em risco o desempenho do negócio, mas deixa passarem despercebidos os gargalos e as oportunidades.
Segurança de dados
A segurança de dados é um assunto que ganhará cada vez mais atenção dentro das empresas. Os ciberataques estão cada vez mais comuns e a legislação cada vez mais rigorosa em relação à proteção de dados do cliente. Deslizes nesse ponto podem comprometer não só os resultados como a imagem da empresa, provocando transtornos muitas vezes incontornáveis.
Sintonia com o mercado
Quais são as melhores práticas do mercado? Será que a sua empresa está usando, de fato, as melhores soluções em seus processos? A TI evolui velozmente e o gestor da área precisa acompanhar os movimentos do mercado e avaliar a adoção de novas tecnologias e soluções que possam trazer vantagem competitiva aos negócios.
Que outros pontos são importantes para a prevenção de riscos para estruturas de TI? Já teve algum problema em sua empresa que poderia ter sido evitado com alguma das questões que listamos? Compartilhe conosco.
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