Ingram

Como fazer o descarte e reciclagem dos equipamentos de TI da sua empresa


À medida que a tecnologia continua a evoluir e as empresas incorporam cada vez mais novos equipamentos para uma vantagem competitiva, há uma necessidade crescente do descarte responsável e reciclagem dos equipamentos de TI obsoletos

Levar a sério a reciclagem pode levar algum tempo, e mudanças de atitudes. Mas a boa notícia é: em termos financeiros, as empresas que levam a sustentabilidade a sério superam drasticamente aquelas que não o fazem. É crucial que gerências antenadas busquem se aprofundar nas atividades de reciclagem e de melhoria ambiental da empresa para que ela se torne um diferencial no mercado e aumente sua rentabilidade.

97% dos materiais eletrônicos ainda são descartados no lixo comum

Embora existam diversos serviços que reformam, reciclam ou descartam com segurança esses itens, uma grande quantidade de lixo eletrônico ainda acaba em aterros sanitários. Ainda hoje, 97% dos materiais eletrônicos são descartados no lixo comum

Entretanto, já existem várias razões pelas quais os gerentes comerciais deveriam reconsiderar o descarte do parque de TI. Aqui estão apenas algumas que podem impactar nos seus negócios e no meio ambiente:

Benefícios do Descarte Responsável 

Como produção e descarte dos materiais de TI das organizações afetam diretamente o meio ambiente, custos da empresa e acarretam até na visibilidade social das empresas, o desenvolvimento sustentável se torna uma necessidade para a organização. E isso traz diversos benefícios: a economia de recursos, manutenção do meio ambiente e melhora na imagem diante da sociedade.

1 – Rentabilidade

O ‘lixo’ criado por uma empresa pode ser uma matéria-prima importante pela qual a outra está disposta a pagar, através do remarketing ou reciclagem. Uma pilha de computadores antigos, por exemplo, pode valer mais se for separada com segurança em caixas de aço, fiação de cobre e placas de circuito.

Um estudo da Harvard Business School analisou o desempenho de 180 empresas em um período de 18 anos. As empresas de “alta sustentabilidade” superaram drasticamente as empresas de “baixa sustentabilidade” com base no desempenho do mercado de ações e medidas contábeis.

Ou seja: a sustentabilidade tem um grande papel nos lucros da empresa.

Saiba tudo sobre Gestão de TI:
5 dicas para aumentar a eficiência operacional da TI de sua empresa
3 relatórios para a gestão de TI
A consumerização de TI nas empresas

2 – Responsabilidade com o meio ambiente

O lixo eletrônico no meio ambiente pode ser catastrófico: muitos dispositivos contêm produtos químicos perigosos. Se não forem descartados com segurança, esses produtos podem representar um risco à segurança de pessoas, animais e meio ambiente. Quando você considera a composição dos computadores e outros componentes eletrônicos, a necessidade de reciclagem ou descarte com responsabilidade se torna repentinamente clara. 

3 – Dados protegidos

Jogar fora os eletrônicos antigos do seu escritório deixa você extremamente suscetível ao roubo de informações, mesmo que ache que excluiu todos os seus arquivos no computador, notebook, smartphone, PDA ou scanner digital quebrado. Escolher um reciclador ou uma empresa de descarte certificada significa que suas informações estarão protegidas.

4 – Legislação Ambiental

Toda empresa está sujeita a regulamentos locais, estaduais e federais sobre a disposição de lixo eletrônico. Muitos regulamentos foram introduzidos na esperança de interromper essa tendência prejudicial de acumular lixo eletrônico, que foram projetados para evitar o descarte inadequado de lixo eletrônico e determinar exatamente como o processo de descarte deve ser executado. E atualmente, os indivíduos, organizações e empresas devem cumprir essas políticas.

O que a empresa ganha com isso?

Para as grandes empresas, tomar decisões responsáveis e sustentáveis dentro da organização podem ter um grande peso na valorização de produtos e serviços, além de poder obter diversas certificações internacionais, como o ISO 14001. Além do mais, o investimento em práticas “verdes” do parque de TI pode ser um grande diferencial para os clientes. Já para as pequenas e médias empresas, isso pode acarretar na otimização das atividades, com as boas práticas do TI sustentável que vai tornar os processos mais úteis e ágeis. O que vai tornar possível tanto uma economia no âmbito financeiro, quanto em prazos na execução de projetos.

Solução fácil, prática e sustentável para seu parque de TI

A maioria das empresas não adotam essas medidas por não terem um conhecimento necessário e soluções práticas ao seu alcance. Além do mais, muitas empresas não têm um plano estruturado para a implantação de medidas “verdes”. Por isso, é importante buscar o apoio de empresas especializadas no descarte responsável que são especialistas no assunto.

A Ingram Micro ITAD é um fornecedor mundial e líder de mercado na gestão de descarte de ativos de TI e trouxe soluções de Logística Reversa, Descarte Sustentável, Apagamento Seguro de Dados, Recuperação, Trade-In (Recompra) e Remarketing para ativos de TI.

A Solução de Ativos de TI é um serviço para empresas de todos os portes com destino sustentável aos seu material eletrônico com total segurança. Conheça o Ingram Micro ITAD e garanta a sustentabilidade do seu TI – clique aqui para saber mais sobre a solução.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare