Gestão de TI

Por que usar um CRM com sua estratégia de Marketing Digital?


A tecnologia se tornou grande aliada das empresas que buscam praticidade e sucesso — e quem investe em Marketing Digital não fica de fora!

Os hábitos de consumo e a forma de fazer negócios estão mudando constantemente e, por isso, as equipes precisam de ferramentas que automatizem o trabalho a fim de gerar mais resultados. É nesse momento que encontramos os softwares de CRM!

Continue lendo e entenda, de uma vez por todas, por que você precisa usar essa ferramenta na sua estratégia de Marketing Digital!

Informação como arma principal

Informação como arma principalImagine que sua empresa está inserida no mercado de varejo e comercializa produtos esportivos através de um e-commerce. Quando você converte um novo cliente, alguns dados a respeito dele são captados pela empresa, como nome, e-mail, idade, quais os produtos comprados, etc., não é?

O CRM entra nessa história para otimizar a utilização desses dados. Por que não trabalhar todas essas informações para converter mais vendas e fidelizar cada vez mais clientes?

Com o uso de um bom software de CRM, dá para você nutrir esses clientes com conteúdo, por exemplo, a respeito dos itens que foram comprados por eles. No caso de uma venda de corda para pular, é interessante, após alguns dias, encaminhar um conteúdo a respeito das melhores práticas, como: o que é necessário para começar a pular corda; quais alimentos ajudam a ter energia; que músculos esse exercício trabalha, etc. Depois de uma série de e-mails educativos a respeito do assunto, você pode oferecer um outro produto, como um tênis adequado para aquela atividade física.

Com isso, é possível conhecer cada vez mais o cliente e encontrar, durante todo o processo de coleta de dados, informações que podem ajudar em novas negociações. Com um perfil cada vez mais claro e redondo, você consegue converter mais e mais vendas!

Atendimento diferenciado e encantador

Atendimento diferenciado e encantadorComo vimos, os hábitos de consumo estão mudando de acordo com a evolução do mercado — prova disso é a predominância do Inbound Marketing sobre o tradicional Outbound.

Seus prospects ainda são diariamente bombardeados com informações das mais diversas empresas, seja a sua, de itens esportivos, ou a do seu concorrente. Diante de preços semelhantes e os mesmos produtos, existe um diferencial capaz de influenciar no processo de tomada de decisão: o atendimento que encanta o cliente.

Quando falo no tópico acima sobre construir perfis cada vez mais certeiros a respeito do seu público, estava pensando não só no time de marketing, mas também no trabalho do atendimento/vendedor no processo de fechamento de negócios. Quanto mais informações seu vendedor tiver a respeito do seu cliente, mais munição tem para tentar acertar no alvo e estabelecer mais proximidade entre ele e a empresa.

Os novos hábitos de consumo giram em torno da confiança e identificação com a empresa. Que outra estratégia, se não mostrando conhecimento a respeito do seu cliente, pode fazer essa estratégia ter sucesso? Seu prospect precisa se sentir compreendido e perceber que sua empresa não está apenas querendo vender um produto: ela está querendo auxiliar na resolução de um problema.

Criação de amantes da marca

Criação de amantes da marcaAdquirir verdadeiros fãs da marca é uma consequência de todo o processo do uso do CRM como ferramenta nas estratégias de Marketing e vendas. Quando utilizamos as informações obtidas pelo CRM de forma correta, conseguimos criar laços com os clientes que, a partir daí, acabam por indicar nosso produto ou serviço para alguns amigos e familiares, por exemplo.

Levando em consideração o fato de estarmos vivendo um momento em que todos os dias surgem novas empresas, esse tipo de “boca a boca” é fundamental para aumentar a cartela de possíveis clientes, pois a opinião de pessoas que já consumiram determinado produto está sendo cada vez mais valorizada.

Mas vale lembrar: da mesma forma que a imagem positiva da sua empresa pode ser propagada pelos clientes com quem você tem bom relacionamento, aqueles que ficam insatisfeitos também podem ajudar a manchar a sua imagem, e você não quer isso, certo? Ou seja: use o CRM para automatizar processos, melhorar o desempenho das equipes de vendas e marketing e, consequentemente, manter uma ótima relação com clientes e potenciais clientes!

E aí, entendeu agora a importância do CRM para o seu negócio? Comente compartilhando o que você pensa e aproveite para resolver suas dúvidas!

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