Os hospitais possuem muita complexidade no atendimento, por isso que a solução de monitoramento de UTI é ideal para facilitar o trabalho dos profissionais.
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atende diariamente um número grande de pacientes, atualmente há cerca de 160 leitos. Para melhorar o atendimento consolidou uma parceria com a SAP para o desenvolvimento de uma solução para a monitoramento de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A solução integra em tempo real dados de diversos aparelhos que são utilizados no tratamento dos pacientes que estão internados na UTI, além de dar suporte à conduta clínica.
“Nosso maior objetivo é ajudar nossos profissionais de saúde a terem um monitoramento cada vez mais ágil, facilitando a tomada de decisão na conduta clínica dos pacientes de UTI, diminuindo complicações hospitalares e fortalecendo um relacionamento mais humano e menos burocrático com os pacientes”, comenta a profa. Dra. Ludhmila Hajjar, diretora clínica e diretora da Unidade de Terapia Intensiva do InCor.
A solução ganhou o nome de Smart Care Unit. É algo inovador na área da medicina, e funciona de forma semelhante aos microcomputadores de UTI, porém trabalha com o SAP HANA e com a tecnologia IoT, oferecendo mais recursos para otimizar o tempo dos profissionais e dar uma margem maior de segurança.
A motivação para o desenvolvimento da solução de monitoramento de UTI
A tecnologia se faz presente para colaborar nos avanços da medicina. A equipe voltada para a inovação do InCor e os desenvolvedores da SAP se uniram para criar uma solução para facilitar as ações na UTI, que lidam com urgência e complexidade.
Daniel Duarte, diretor de Inovação e o Centro de Experiência do Cliente do SAP Labs, contou como foi a primeira ação para se dar início ao desenvolvimento da solução para o monitoramento de UTI: “Primeiro, enviamos uma equipe do Laboratório de Desenvolvimento da SAP ao Incor para observar exatamente como os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde do hospital interagem na UTI. Também, pudemos compreender a complexidade que é tratar pacientes em um hospital com o tamanho e o dinamismo do InCor.”
Enfatizou também que o fato da equipe do SAP estar no local colaborou para que eles criassem uma empatia pelos pacientes e a motivação para a criação da solução fosse maior ainda.
O que você acha da tecnologia a favor da medicina?
Veja também nosso artigo sobre a importância de No-breaks em hospitais!
Comentários