Gestão de TI

CRM: quais os principais desafios para o profissional de TI?


Clientes são o asset mais importante de qualquer empresa, não importa o tamanho da organização nem o segmento de atuação. Sem eles, os negócios tornam-se inviáveis. Dessa perspectiva, o CRM (Customer Relationship Management) tem um papel cada vez mais fundamental no ambiente corporativo e traz desafios importantes ao profissional de TI.

A grande questão é: como implementar um CRM potente que corresponda às necessidades da empresa, engaje as equipes de diversas áreas, funcione bem do ponto de vista técnico e torne o trabalho mais eficiente, produtivo e rentável no dia a dia?

Antes de mais nada, para dar início a um processo de implementação de CRM, o gestor de TI deve pensar nas melhores práticas da área, o que inclui descentralização do trabalho e centralização das informações em uma única plataforma.

Ao organizar o modo de trabalho e contar a inteligência do software contratado, a empresa dá os primeiros passos rumo a excelentes resultados no gerenciamento de clientes.

CRM: por onde começar?

CRM: por onde começar?

Ao iniciar o processo de implementação, o profissional de TI deve fazer um bom planejamento. O primeiro deles é o tempo do projeto. No mundo corporativo atual, projetos longos demais tendem a desmotivar e, em se tratando de tecnologia, as ferramentas escolhidas logo ficam obsoletas.

Pensar em um prazo curto e viável, e engajar os líderes de tecnologia e os líderes de negócios mais importantes da empresa é a chave para o sucesso dessa iniciativa. Em seguida, é importante refletir junto com esse time sobre algumas questões como:

  • Quais são os KPIs importantes?
  • Quais áreas de negócio e processos serão contempladas com a nova solução?
  • Quais unidades de negócio devem ser envolvidas?
  • Quem e quais áreas serão responsáveis por liderar esse processo?
  • Quem são os stakeholders envolvidos?

É importante que toda equipe tenha em mente que o sucesso do CRM não está apenas na escolha do melhor software, mas de uma filosofia de excelência no tratamento dos clientes e prospects que a empresa como um todo deve assumir.

Nossa super dica de CRM: HubSpot – a melhores ferramentas para o CRM

Nossa super dica de CRM: HubSpot - a melhores ferramentas para o CRM

Aqui na 4Partner, nós utilizamos a HubSpot para fazer nosso gerenciamento de relacionamento com os clientes. O software tem diversas ferramentas que permitem escalar o trabalho de comunicação, atendimento e vendas. Com ele, é possível desenvolver um trabalho de atração de leads e acompanhar as métricas de produtividade, as métricas referentes às receitas, gerar relatórios de forma automatizada e encaminhar os leads automaticamente, tudo isso de maneira simples, rápida e um uma única plataforma! Quer mais? Existe uma versão do HubSpot CRM gratuita!

Quer saber mais sobre o software, conhecer as features e entender o potencial da Hubspot para o CRM da sua empresa?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?