Gestão de TI

CRM: quais os principais desafios para o profissional de TI?


Clientes são o asset mais importante de qualquer empresa, não importa o tamanho da organização nem o segmento de atuação. Sem eles, os negócios tornam-se inviáveis. Dessa perspectiva, o CRM (Customer Relationship Management) tem um papel cada vez mais fundamental no ambiente corporativo e traz desafios importantes ao profissional de TI.

A grande questão é: como implementar um CRM potente que corresponda às necessidades da empresa, engaje as equipes de diversas áreas, funcione bem do ponto de vista técnico e torne o trabalho mais eficiente, produtivo e rentável no dia a dia?

Antes de mais nada, para dar início a um processo de implementação de CRM, o gestor de TI deve pensar nas melhores práticas da área, o que inclui descentralização do trabalho e centralização das informações em uma única plataforma.

Ao organizar o modo de trabalho e contar a inteligência do software contratado, a empresa dá os primeiros passos rumo a excelentes resultados no gerenciamento de clientes.

CRM: por onde começar?

CRM: por onde começar?

Ao iniciar o processo de implementação, o profissional de TI deve fazer um bom planejamento. O primeiro deles é o tempo do projeto. No mundo corporativo atual, projetos longos demais tendem a desmotivar e, em se tratando de tecnologia, as ferramentas escolhidas logo ficam obsoletas.

Pensar em um prazo curto e viável, e engajar os líderes de tecnologia e os líderes de negócios mais importantes da empresa é a chave para o sucesso dessa iniciativa. Em seguida, é importante refletir junto com esse time sobre algumas questões como:

  • Quais são os KPIs importantes?
  • Quais áreas de negócio e processos serão contempladas com a nova solução?
  • Quais unidades de negócio devem ser envolvidas?
  • Quem e quais áreas serão responsáveis por liderar esse processo?
  • Quem são os stakeholders envolvidos?

É importante que toda equipe tenha em mente que o sucesso do CRM não está apenas na escolha do melhor software, mas de uma filosofia de excelência no tratamento dos clientes e prospects que a empresa como um todo deve assumir.

Nossa super dica de CRM: HubSpot – a melhores ferramentas para o CRM

Nossa super dica de CRM: HubSpot - a melhores ferramentas para o CRM

Aqui na 4Partner, nós utilizamos a HubSpot para fazer nosso gerenciamento de relacionamento com os clientes. O software tem diversas ferramentas que permitem escalar o trabalho de comunicação, atendimento e vendas. Com ele, é possível desenvolver um trabalho de atração de leads e acompanhar as métricas de produtividade, as métricas referentes às receitas, gerar relatórios de forma automatizada e encaminhar os leads automaticamente, tudo isso de maneira simples, rápida e um uma única plataforma! Quer mais? Existe uma versão do HubSpot CRM gratuita!

Quer saber mais sobre o software, conhecer as features e entender o potencial da Hubspot para o CRM da sua empresa?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?