Gestão de TI

A importância da gestão de TI na era da transformação digital


Em plena era da transformação digital, a gestão de TI passa a ser um ponto cada vez mais fundamental de qualquer negócio.

O fato é que a Internet das Coisas, o Big Data, o Blockchain, a Cloud Computing, a Inteligência Artificial e todas as tecnologias digitais do momento impõem uma nova dinâmica no relacionamento entre empresas e consumidores e transformam, inclusive, os processos internos das empresas, tornando-as mais ou menos competitivas de acordo com a assertividade das escolhas e os investimentos que estão dispostas a fazer.

A transformação digital coloca a tecnologia a favor do desempenho das organizações com promessas de melhorias sensíveis no seu resultado. Para fazer uma gestão de TI de sucesso, é preciso estar preparado para orquestrar essa transformação.

Sensibilizar toda a empresa para a necessidade da transformação digital é uma das principais missões da gestão de TI nesse cenário. Um dos principais desafios é convencer a diretoria sobre os benefícios das mudanças e necessidade de investimentos.

Outro ponto importante é o entendimento profundo do funcionamento de cada área e mapeamento das necessidades delas em relação à tecnologia para a escolha e implementação de soluções que possam otimizar os processos e deixar a empresa mais produtiva. Além de conhecer cada área individualmente, é preciso compreender a relação entre elas e os pontos que podem ser otimizados com a tecnologia.

Pensar no uso da tecnologia para aprimorar a relação com o cliente também é fundamental. Tecnologias que podem agregar valor ao produto ou serviço, interfaces amigáveis e cuidados com a experiência do usuário são diferenciais valorizados por consumidores.

Competências do profissional para a melhor gestão de TI

O fato é que para liderar as transformações que terão impactos na empresa como um todo e da maneira como ela se posiciona, a gestão de TI precisa desenvolver uma série de competências que vão muito além da capacidade de programação, domínio da infraestrutura e atividades de backoffice. Os profissionais responsáveis por esse processo precisam entender o papel estratégico que têm dentro das organizações e cada vez mais desenvolver uma visão holística dos negócios, das diferentes áreas de uma empresa e da importância de formar e liderar de bons times.

É preciso também manter-se sempre atualizado sobre as inovações e mudanças constantes dessas tecnologias. A escolha dos melhores parceiros e das soluções mais adequadas ao negócio serão cruciais para a performance das empresas.

É responsável pela gestão de TI em sua empresa e quer conduzir com êxito a transformação digital? Fale com os consultores da 4Partner e conheça as melhores soluções disponíveis no mercado.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?