Gestão de TI

5 questões sobre crimes cibernéticos que mais preocupam as empresas brasileiras


Os dados envolvendo o cibercrime são alarmantes. Em 2017, os crimes cibernéticos causaram cerca de US$ 550 bilhões em perdas de acordo com estudo da Aon, empresa global de serviços profissionais que oferece uma ampla gama de soluções em riscos, entre eles, os riscos cibernéticos.

O relatório Cyber Security Insights, da Norton, mostrou que, no mesmo ano, o Brasil foi o segundo país no ranking de crimes cibernéticos, com mais de 62 milhões de brasileiros impactados e prejuízo de US$ 22 bilhões. Esses dados deixam os times de TI muito atentos. Os profissionais da área devem estar atentos tanto á prevenção quanto à reação ao cibercrime. Abordamos alguns pontos sobre o preparo dos times de tecnologia da informação em relação a esse tipo de crime nesse post.

Quais são as questões sobre crimes cibernéticos que mais preocupam as empresas brasileiras? Veja:

Ciberataque

Ciberataque

O ciberataque é o sequestro de informações, em especial as sigilosas. Afeta, de modo geral grandes empresas que são chantageadas a pagar resgate pela devolução dos dados.

Phishing

Phishing

Em inglês, o termo significa “pescaria” e a ideia desse cibercrime é essa mesma: pescar informações e dados importantes das pessoas por meio de mensagens falsas. Dessa forma, os criminosos conseguem nomes de usuário, senhas e obtêm dados de contas bancárias e cartões de crédito.

Violação da propriedade intelectual

Violação da propriedade intelectual

Muitos ataques cibernéticos acontecem com a finalidade de espionagem industrial, atingindo principalmente os setores de pesquisa e desenvolvimento das organizações.

Inteligência artificial

Inteligência artificial

Se por um lado a inteligência artificial surpreende e facilita a vida das pessoas, por outro, pode transformar-se em um grande problema. Os robôs inteligentes são capazes de espalhar links maliciosos e realizar ciberataques de forma ainda mais veloz e devastadora que hackers humanos.

Mobilidade

Mobilidade

Tablets e smartphones mudaram definitivamente a maneira de trabalhar das empresas. A mobilidade e acesso aos dados na nuvem aumentaram a produtividade, mas também expõem mais a empresa a riscos se não tratados com cautela e proteção.

Sua empresa já foi vítima de crimes cibernéticos? Como seu time de TI atuou para defendê-la?  Fale com nossos especialistas e conheça soluções de proteção que podem prevenir e monitorar a situação para que você possa agir rapidamente em uma situação de transtorno.

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?