Os dados envolvendo o cibercrime são alarmantes. Em 2017, os crimes cibernéticos causaram cerca de US$ 550 bilhões em perdas de acordo com estudo da Aon, empresa global de serviços profissionais que oferece uma ampla gama de soluções em riscos, entre eles, os riscos cibernéticos.
O relatório Cyber Security Insights, da Norton, mostrou que, no mesmo ano, o Brasil foi o segundo país no ranking de crimes cibernéticos, com mais de 62 milhões de brasileiros impactados e prejuízo de US$ 22 bilhões. Esses dados deixam os times de TI muito atentos. Os profissionais da área devem estar atentos tanto á prevenção quanto à reação ao cibercrime. Abordamos alguns pontos sobre o preparo dos times de tecnologia da informação em relação a esse tipo de crime nesse post.
Quais são as questões sobre crimes cibernéticos que mais preocupam as empresas brasileiras? Veja:
Ciberataque
O ciberataque é o sequestro de informações, em especial as sigilosas. Afeta, de modo geral grandes empresas que são chantageadas a pagar resgate pela devolução dos dados.
Phishing
Em inglês, o termo significa “pescaria” e a ideia desse cibercrime é essa mesma: pescar informações e dados importantes das pessoas por meio de mensagens falsas. Dessa forma, os criminosos conseguem nomes de usuário, senhas e obtêm dados de contas bancárias e cartões de crédito.
Violação da propriedade intelectual
Muitos ataques cibernéticos acontecem com a finalidade de espionagem industrial, atingindo principalmente os setores de pesquisa e desenvolvimento das organizações.
Inteligência artificial
Se por um lado a inteligência artificial surpreende e facilita a vida das pessoas, por outro, pode transformar-se em um grande problema. Os robôs inteligentes são capazes de espalhar links maliciosos e realizar ciberataques de forma ainda mais veloz e devastadora que hackers humanos.
Mobilidade
Tablets e smartphones mudaram definitivamente a maneira de trabalhar das empresas. A mobilidade e acesso aos dados na nuvem aumentaram a produtividade, mas também expõem mais a empresa a riscos se não tratados com cautela e proteção.
Sua empresa já foi vítima de crimes cibernéticos? Como seu time de TI atuou para defendê-la? Fale com nossos especialistas e conheça soluções de proteção que podem prevenir e monitorar a situação para que você possa agir rapidamente em uma situação de transtorno.
Comentários