Você entrou na empresa dos seus sonhos em um cargo menor, “ralou” e alcançou o cargo almejado de gerente de TI. As funções que você realizava antes, como administrador de rede e suporte, deixam de ser prioridade e você tem que aprender a lidar com pessoas e gerenciar uma equipe de forma eficiente. Parece difícil, já que você se formou em Gestão da Tecnologia da Informação e não em Recursos Humanos.
Não se desespere. Só pessoas acomodadas vão estacionar na carreira, mas eu tenho certeza que você será um melhor gerente de TI a partir de hoje.
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1. Seja humilde
Ser humilde, com certeza, é uma das dicas e lições mais importantes, não só para um gerente de TI, mas para todas as pessoas.
O poder é algo preocupante na nossa sociedade, já que as pessoas sempre querem ser umas melhores que as outras. O fato é que todas tem qualidades que podem ser desenvolvidas e valorizadas.
Quando se trata de empresas, essa questão de poder é algo que gera várias intrigas, fofocas e inveja. Porém, o que as pessoas esquecem é que todos são importantes para o crescimento da empresa, desde o pessoal da faxina até o CEO.
Mesmo você tendo uma posição superior, um bom líder é aquele que ajuda os membros de sua equipe crescer. Seja a mesma pessoa que você era quando entrou na empresa e converse com todos, sem demonstrar superioridade.
2. Dedique um tempo à sua equipe
Todo mundo tem um objetivo na vida, seja crescer profissionalmente ou pessoalmente, procure compreender o que o outro precisa.
Se um colaborador está com dificuldade em algo, não chegue brigando, sente e busque entender o que está acontecendo. As pessoas têm uma vida fora do trabalho, às vezes para elas pode ser difícil separar as coisas. Outro fator que pode atrapalhá-las é se sentirem pressionadas com prazo.
Procure mostrar à sua equipe que erros estão cometendo e incentive-os a continuarem estudando. Você pode realizar uma reunião semanal para compartilhar os desafios identificados na equipe e a melhor solução encontrada, a fim de evitar que esse erro ocorra novamente.
3. Deixe claro quais são os prazos
Seja claro com sua equipe quais são os prazos e o que pode ocorrer caso não seja cumprido o cronograma. Faça um acompanhamento diário, para garantir que eles estão atendendo as tarefas do dia, assim pode evitar horas extras. Se eles conseguirem entregar o projeto com antecedência, converse com a sua direção se pode dar algum tipo de benefício, como liberá-los na sexta-feira mais cedo ou não trabalhar em um feriado prolongado. Você se beneficiará com isso também.
Aproveite para dar feedbacks construtivos sobre o que você está achando da qualidade do trabalho versus prazo de entrega. Procure saber o que eles acham que pode ser melhorado para produzirem com melhor qualidade, como ambiente de trabalho, material de trabalho, equipamentos, etc. Vale pegar o feedback também sobre o que eles tem achado da sua liderança.
4. Busque compreender a origem do problema
Se surgir um problema, procure a melhor forma de realmente resolvê-lo, em vez de fazer uma “gambiarra”. Muitas vezes, a “gambiarra” acaba sendo esquecida porque “maquiou” o problema e quando o problema volta a aparecer, vem em uma escala muito maior.
Procure compreender a origem do problema e certifique-se de criar um processo documentado que oriente a sua equipe e os outros envolvidos qual os procedimentos corretos para que o problema não volte a acontecer.
Manter a organização e tudo bem documentado é melhor maneira para evitar problemas.
5. Reduza os custos da empresa
Se você seguir as dicas até aqui, com certeza terá uma equipe eficiente e entregando resultados. O próximo passo é identificar possíveis gastos que podem ser eliminados.
Como gestor, você pode rever os contratos com fornecedores, buscar novas tecnologias e desenvolver um plano B. Esse plano envolve dedicar um percentual do seu budget para criar um laboratório, que o permita experimentar novas soluções de hardware e software, para que no próximo ano fiscal você adote soluções que garantam com segurança uma redução de custo, com melhor ou igual qualidade do que você tem hoje.
6. Dê o bom exemplo
Como líder, procure ser o exemplo para a sua equipe. É mais fácil cobrar ao seu time que chegue na hora quando você também chega. Pratique esporte, pois o exercício físico melhora a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Mesmo que você não beba, faça um happy hour com a equipe. É um bom momento de você se “conectar” com o seu time e conhecê-los melhor, assim como dar a oportunidade deles ficarem mais próximos de você.
No final, se você conseguir o crescimento individual dos seus colaboradores mantendo o espírito de equipe, o futuro lhe aguarda como um CTO de sucesso.
Good luck, my friend!
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