Produtos de TI

Como funciona a Virtualização com VMWare


Para aumentar a produtividade da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a virtualização é o caminho certo – e essencial! E com VMWare, você leva mais agilidade e eficiência aos seus processos e flexibiliza seus recursos, além de reduzir as despesas operacionais de TI.

Por essa razão, decidi escrever este artigo: para mostrar como funciona e as vantagens da virtualização com a plataforma VMWare, que pode ser aplicada a servidores, armazenamento, aplicativos e redes.

A simulação da virtualização

A simulação da virtualização

O grande desafio de organizações de TI é lidar com as limitações dos servidores x86, projetados para executar apenas um sistema operacional e um aplicativo de cada vez. A saída é implantar vários servidores, o que ainda assim é altamente ineficiente em qualquer padrão.

O segredo da virtualização é usar software para simular a existência de hardware e criar um sistema virtual de computadores. Assim, é possível executar de forma muito satisfatória várias máquinas virtuais – e vários sistemas operacionais e aplicativos – em uma única máquina física ou servidor. Resultado: mais flexibilidade, economia de escala, eficiência e, claro, aumento de produtividade.

Na imagem abaixo podemos ver esses dois cenários:

Vmware

Um sistema chamado máquina virtual

Um sistema chamado máquina virtual

O que chamamos de máquina virtual consiste em um sistema de computadores virtual, ou ainda, um contêiner de software rigidamente isolado que contém um sistema operacional e aplicativos.

E como cada máquina virtual é completamente independente, colocar múltiplas delas em um único computador permite que vários sistemas operacionais e aplicativos sejam executados em um só servidor físico ou “host”.

Uma fina camada de software, chamada hypervisor, desassocia as máquinas virtuais do host e aloca dinamicamente os recursos de computação a cada uma dessas máquinas, conforme necessário.

Quer entender melhor esses fundamentos da virtualização? Então assista a este vídeo da VMWare:

Agora que você já sabe como funciona a virtualização com o VMWare, que tal conhecer o VMware Workstation Pro, a mais recente versão da solução?

Ficou interessado na solução para tornar a sua empresa mais ágil e lucrativa? Converse com os nossos especialistas!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10