Gestão de TI

Como melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa


Um dos principais desafios da área de TI é produzir mais com cada vez menos recursos, encontrando novas maneiras de realocar o orçamento das despesas operacionais e redirecioná-los à inovação. Para otimizar estes custos e melhorar a performance, a infraestrutura de TI precisa investir em modernização por meio de uma série de ações em sua rotina. Uma implementação de sucesso depende diretamente de um processo de simplificação e racionalização bem executado.

Recomendamos a seguir 5 caminhos que ajudarão a modernizar a infraestrutura de TI de sua empresa, e assim, alcançar resultados otimizados. Confira!

Etapa 1

Etapa 1

Nesse momento, a infraestrutura ainda é altamente ineficiente, com uma propagação aleatória de servidores. Para solucioná-la, comece refazendo o inventário de servidores e detalhe todos os recursos para, uma vez concluído o levantamento, conseguir informações necessárias para iniciar um processo de consolidação e racionalização. A consolidação se trata de uma redução no número de servidores físicos, enquanto a racionalização seria a redução dos diferentes tipos de servidores. Ambos são aspectos importantes na simplificação da infraestrutura de TI e devem ser realizados em conjunto.

Etapa 2

Etapa 2

Agora, priorize o desenvolvimento de ferramentas e processos de gerenciamento comuns. Após remover todos os recursos desnecessários, este é o momento ideal para implementar uma governança que envolva toda a infraestrutura de TI, desde a rede definida pelo software e a infraestrutura de computação, até o armazenamento.

Etapa 3

Etapa 3

Em seguida, é importante reduzir o número de locais comuns em uma infraestrutura. Isso favorece a redução do número de espaços físicos na infraestrutura de TI, diminuindo assim os custos imobiliários e simplificando a gestão e o abastecimento de informações. Este processo poderá envolver o deslocamento do Data Center ou o reexame das reservas para as operações de automação integrada e de gestão de escritórios remotos.

Etapa 4

Etapa 4

Considerada uma etapa mais complexa, este é o momento de renovar a infraestrutura de TI através da consolidação da quantidade de trabalho e automação. Ao aumentar a densidade e a eficiência da carga de trabalho (workload) de cada servidor é possível reduzir ainda mais os recursos físicos. Normalmente, a virtualização costuma ser utilizada para que caibam mais tarefas em cada recurso físico e para reduzir o custo total de infraestrutura de TI. Neste procedimento é possível identificar o workload e os processos ideais para a automação e dessa forma aumentar a eficiência da infraestrutura.

Etapa 5

Etapa 5

Com o número de recursos físicos reduzido, o próximo passo é racionalizar tanto a quantidade quanto o tipo de recursos lógicos presentes dentro da infraestrutura das organizações. Esta última etapa se trata de um processo contínuo à medida que novas demandas corporativas são inseridas na infraestrutura de TI das organizações. Nesse momento, processos antigos e as cargas de trabalho dos servidores passam a se tornar redundantes.

E você, que dicas já implementou para melhorar a sua infraestrutura de TI?  Compartilhe a sua experiência com a gente!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar iPad para empresas comprar Adobe Compra Microsoft comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare Comprar Autodesk Autocad Comprar Cisco Comprar Veeam Comprar EATON
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?