Um dos principais desafios da área de TI é produzir mais com cada vez menos recursos, encontrando novas maneiras de realocar o orçamento das despesas operacionais e redirecioná-los à inovação. Para otimizar estes custos e melhorar a performance, a infraestrutura de TI precisa investir em modernização por meio de uma série de ações em sua rotina. Uma implementação de sucesso depende diretamente de um processo de simplificação e racionalização bem executado.
Recomendamos a seguir 5 caminhos que ajudarão a modernizar a infraestrutura de TI de sua empresa, e assim, alcançar resultados otimizados. Confira!
Etapa 1
Nesse momento, a infraestrutura ainda é altamente ineficiente, com uma propagação aleatória de servidores. Para solucioná-la, comece refazendo o inventário de servidores e detalhe todos os recursos para, uma vez concluído o levantamento, conseguir informações necessárias para iniciar um processo de consolidação e racionalização. A consolidação se trata de uma redução no número de servidores físicos, enquanto a racionalização seria a redução dos diferentes tipos de servidores. Ambos são aspectos importantes na simplificação da infraestrutura de TI e devem ser realizados em conjunto.
Etapa 2
Agora, priorize o desenvolvimento de ferramentas e processos de gerenciamento comuns. Após remover todos os recursos desnecessários, este é o momento ideal para implementar uma governança que envolva toda a infraestrutura de TI, desde a rede definida pelo software e a infraestrutura de computação, até o armazenamento.
Etapa 3
Em seguida, é importante reduzir o número de locais comuns em uma infraestrutura. Isso favorece a redução do número de espaços físicos na infraestrutura de TI, diminuindo assim os custos imobiliários e simplificando a gestão e o abastecimento de informações. Este processo poderá envolver o deslocamento do Data Center ou o reexame das reservas para as operações de automação integrada e de gestão de escritórios remotos.
Etapa 4
Considerada uma etapa mais complexa, este é o momento de renovar a infraestrutura de TI através da consolidação da quantidade de trabalho e automação. Ao aumentar a densidade e a eficiência da carga de trabalho (workload) de cada servidor é possível reduzir ainda mais os recursos físicos. Normalmente, a virtualização costuma ser utilizada para que caibam mais tarefas em cada recurso físico e para reduzir o custo total de infraestrutura de TI. Neste procedimento é possível identificar o workload e os processos ideais para a automação e dessa forma aumentar a eficiência da infraestrutura.
Etapa 5
Com o número de recursos físicos reduzido, o próximo passo é racionalizar tanto a quantidade quanto o tipo de recursos lógicos presentes dentro da infraestrutura das organizações. Esta última etapa se trata de um processo contínuo à medida que novas demandas corporativas são inseridas na infraestrutura de TI das organizações. Nesse momento, processos antigos e as cargas de trabalho dos servidores passam a se tornar redundantes.
E você, que dicas já implementou para melhorar a sua infraestrutura de TI? Compartilhe a sua experiência com a gente!
Comentários