Em plena era da transformação digital, a gestão de TI passa a ser um ponto cada vez mais fundamental de qualquer negócio.
O fato é que a Internet das Coisas, o Big Data, o Blockchain, a Cloud Computing, a Inteligência Artificial e todas as tecnologias digitais do momento impõem uma nova dinâmica no relacionamento entre empresas e consumidores e transformam, inclusive, os processos internos das empresas, tornando-as mais ou menos competitivas de acordo com a assertividade das escolhas e os investimentos que estão dispostas a fazer.
A transformação digital coloca a tecnologia a favor do desempenho das organizações com promessas de melhorias sensíveis no seu resultado. Para fazer uma gestão de TI de sucesso, é preciso estar preparado para orquestrar essa transformação.
Sensibilizar toda a empresa para a necessidade da transformação digital é uma das principais missões da gestão de TI nesse cenário. Um dos principais desafios é convencer a diretoria sobre os benefícios das mudanças e necessidade de investimentos.
Outro ponto importante é o entendimento profundo do funcionamento de cada área e mapeamento das necessidades delas em relação à tecnologia para a escolha e implementação de soluções que possam otimizar os processos e deixar a empresa mais produtiva. Além de conhecer cada área individualmente, é preciso compreender a relação entre elas e os pontos que podem ser otimizados com a tecnologia.
Pensar no uso da tecnologia para aprimorar a relação com o cliente também é fundamental. Tecnologias que podem agregar valor ao produto ou serviço, interfaces amigáveis e cuidados com a experiência do usuário são diferenciais valorizados por consumidores.
Competências do profissional para a melhor gestão de TI
O fato é que para liderar as transformações que terão impactos na empresa como um todo e da maneira como ela se posiciona, a gestão de TI precisa desenvolver uma série de competências que vão muito além da capacidade de programação, domínio da infraestrutura e atividades de backoffice. Os profissionais responsáveis por esse processo precisam entender o papel estratégico que têm dentro das organizações e cada vez mais desenvolver uma visão holística dos negócios, das diferentes áreas de uma empresa e da importância de formar e liderar de bons times.
É preciso também manter-se sempre atualizado sobre as inovações e mudanças constantes dessas tecnologias. A escolha dos melhores parceiros e das soluções mais adequadas ao negócio serão cruciais para a performance das empresas.
É responsável pela gestão de TI em sua empresa e quer conduzir com êxito a transformação digital? Fale com os consultores da 4Partner e conheça as melhores soluções disponíveis no mercado.
Comentários