Gestão de TI

Empresas passaram a ter uma postura bimodal


A empresa Gartner, que realiza pesquisas voltadas à Tecnologia da Informação, em um dos seus relatórios estimou que 75% das empresas passaram a ter uma postura bimodal em 2017.

As organizações têm mudado o seu perfil -, como conversamos no artigo sobre empresas digitais – e uma das soluções para essa transformação seria o TI bimodal.

Esse termo foi criado em meados de 2014, para descrever a necessidade das empresas em terem não apenas o TI tradicional, assim como o TI experimental, que está ligado à produtividade e à inovação.

Estabilidade e criatividade

O TI bimodal ao mesmo tempo que é conservador e busca corrigir os danos causados, leva também à criatividade para solucionar problemas de demandas que necessitam de agilidade. É o momento para se unir solidez e rapidez.

Tudo isso pode ser adaptado, desde que a organização aceite uma mudança de cultura, oferecendo mais flexibilidade e interação entre as equipes de TI, gerando mais fluxo e compartilhamento de conhecimentos para chegar a uma meta que beneficie a todos.

Sobre a equipe, muitas empresas acreditam que precisarão de duas equipes se aderirem a essa postura, entretanto há como os colaboradores que lidam com operações já regulares, aprenderem a criarem e executarem as novas funcionalidades.

Não há necessidade de um vasto número de pessoas para cada operação, é preciso de um número x de pessoas que consigam compreender e trocar informações para utilizar o conceito de TI bimodal.

Na prática

Imaginando o TI Bimodal na prática, podemos ter em mente que a primeira coisa a ser feita na empresa seria a mudança de cultura – como foi dito anteriormente -, e a busca de profissionais que sejam engajados e contribuam para a motivação de toda a equipe, apresentando como isso poderia gerar novas oportunidades.

Seria necessário a utilização de ferramentas voltadas a gestão de processos, integradas à internet e os seus meios, como a geolocalização e as redes sociais e que permitam insights em tempo real.

Essa adaptação levaria um tempo, porém é um modo para a organização se modernizar e criar processos mais produtivos e ágeis, e não deixar de lado a solidez do TI tradicional.

Será que a sua empresa faz parte dos 75% que se tornará bimodal?

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?