Contar com equipamentos de alta performance e complexidade bem gerenciados, sejam próprios ou de uma empresa parceira, é fundamental para a expansão de toda empresa, já que esse crescimento depende de soluções inovadoras da gestão de TI. No entanto, sabemos que esses equipamentos estão sujeitos, muitas vezes, a falhas e quebras. Por isso, a manutenção é um assunto que deve ser frequente tanto em TI, como nas demais áreas da empresa.
Os 3 tipos de manutenção para gestão de TI que podem auxiliar sua empresa:
- Manutenção preditiva: uma forma de garantir, por meio de medições periódicas, a operacionalidade de um equipamento ou parque de equipamentos;
- Manutenção preventiva: tem como objetivo eliminar falhas no equipamento, ou seja, as ações de manutenção e substituição de itens seguem rigorosamente uma estrutura definida de tempos, independentemente da tendência de falha de determinada peça;
- Manutenção corretiva: visa restabelecer a operacionalidade de um determinado equipamento cujo desempenho já está prejudicado por falha em algum componente.
Para determinar a manutenção ideal para cada produto, é importante compreender o mapa de criticidade de cada componente. Para chegar a estes dados é preciso criar um processo de avaliação de cada componente do equipamento, analisando assim sua criticidade e definindo um procedimento de manutenção para cada um destes.
Uma manutenção inteligente, baseada em diagnóstico, é capaz de alterar o gerenciamento de ativos. Essa ação faz com que as empresas evitem o tempo de inatividade através de uma tomada de decisão mais informada e melhora a visibilidade da manutenção, economizando recursos, protegendo ativos e aumentando a sustentabilidade da empresa.
Comentários