A Microsoft deve emplacar agora com o novo sistema Office 365, e tanto a empresa como os usuários tem a tarefa de substituir o sistema Windows XP ou buscar outras maneiras para garantir a proteção dos dados.
Afinal, sem o suporte ao sistema, o risco das empresas sofrerem um ataque cibernético aumenta muito. Isso ocorre porque a falta de atualização dos sistemas deixa as maquinas vulneráveis para os já conhecidos crimes virtuais.
O cenário é pior do que parece. Muitos serviços ainda utilizam o sistema XP para rodar programas específicos. Um exemplo são os caixas eletrônicos. Uma matéria publicada na Bloomberg em janeiro deste ano mostra que o sistema XP da Microsoft é usado em cerca de 95% dos caixas eletrônicos, não só no Brasil, mas no mundo.
Imaginar que quase a totalidade de caixas eletrônicos estará com a segurança em risco é assustador. Mesmo contando com VPN segura, os caixas eletrônicos ainda podem sofrer diversos tipos de ataques virtuais.
De acordo com o relatório de previsões de segurança online para 2014 da Trend Micro, cerca de 20% dos usuários de PC ainda rodam o Windows XP, que também roda em mais de 300 milhões de computadores dentro de corporações.
A melhor solução é migrar para sistemas operacionais mais modernos, como o Windows 8 com Office 365 da própria Microsoft. O novo Office 365 chega com grande força, inclusive para usuários de iPad, que agora podem acessar os recursos mais comuns, como Word e Excel através do iPad com o Office 365, um velho desejo dos usuários dos tablets da Apple.
Porém, para muitas empresas, migrar para um sistema mais recente não é tão simples quanto pode parecer. Por isso, a 4Partner está oferecendo esse novo serviço para seus clientes.
Comentários