Vamos aos fatos: a virtualização da infraestrutura de TI já é uma realidade na maioria das empresa! Prova disso é que 94% das 500 maiores empresas do mundo já utilizam a tecnologia em seus data centers. Mas não pense que isso se aplica apenas às grandes organizações. Muito pelo contrário! Empresas de todos os portes são beneficiadas por essa tendência. Afinal a virtualização da infraestrutura de TI aumenta a eficiência, eleva a segurança, reduz riscos e ainda economiza recursos.
Aumento de produtividade
A virtualização de servidores eleva a produtividade devido à redução das interrupções de sistemas, à recuperação rápida e eficiente de dados após incidentes e à acessibilidade às informações nos servidores virtuais.
A vantagem está no fato de que um servidor configurado na nuvem pode hospedar várias máquinas virtuais simultaneamente – e quando uma delas enfrenta problemas, outras são acionadas para assumir o seu lugar.
Otimização do espaço físico e economia de energia
A virtualização gera economia de recursos financeiros, especialmente porque você não precisa de um espaço físico para sua infraestrutura de TI. Consequentemente, você não precisa gastar com construções, gerenciamento e manutenção de um ambiente de TI próprio.
Com isso, você também economizará energia elétrica, já que a infraestrutura tradicional exige refrigeração constante, o que eleva a conta no final do mês.
Mais segurança
Uma grande vantagem é o aumento da segurança dos sistemas e dados armazenados e executados em servidores virtuais, devido ao dinamismo e à modernidade das ferramentas de segurança virtual. A virtualização da infraestrutura de TI também promove mais agilidade e facilidade na recuperação de arquivos, sistemas e outros dados que tenham sido perdidos ou avariados por conta de acidentes, vulnerabilidades ou ataques cibernéticos.
Manutenção programada sem interrupção
Outra grande vantagem da virtualização de servidores é que ela pode reduzir ou mesmo eliminar o downtime — tempo de parada dos serviços — durante as manutenções programadas. Algumas ferramentas, como vMotion e Live Migration, possibilitam a migração de aplicações entre servidores on-line, permitindo a execução de tarefas rotineiras em horário comercial, sem que a sua empresa tenha que interromper os seus serviços ou pagar por horas extras.
Otimização de processos e gestão
A virtualização de servidores é um grande passo rumo à otimização dos processos de TI, pois além de tudo, ainda ajuda na automação de tarefas rotineiras e na criação de um ambiente centralizado para o gerenciamento dos processos da TI.
Por meio de uma interface acessível, você também pode gerenciar as atualizações das versões, a sua implementação e os ambientes de produção de homologação, por exemplo.
Como virtualizar os seus servidores
Para deixar definitivamente de lado a sua infraestrutura tradicional de TI e mergulhar de cabeça na virtualização é necessário seguir alguns passos. Basicamente, você precisa:
- Adquirir um servidor físico com os recursos básicos instalados, como CPU, memória e conexões de rede;
- Instalar o Hypervisor, um sistema operacional básico que possui a capacidade de dividir o hardware em pequenas partes;
- Criar as máquinas virtuais, que terão configurações e capacidades diferentes conforme a demanda;
- Instalar o sistema operacional em cada máquina virtual de acordo com a necessidade e sempre que for solicitada a sua implantação;
- Conectar à Storage Area Network (SAN), um local de armazenamento que pode ser compartilhado entre servidores.
Como você pode ver, o objetivo principal da virtualização é otimizar e centralizar tarefas, alcançar escalabilidade de aplicações, responder mais rápido às necessidades do negócio e facilitar a vida dos gestores e administradores de TI.
Portanto, realmente vale a pena considerar essa solução para a sua empresa, especialmente se você estiver pensando em deixá-la em sintonia com os avanços tecnológicos do mercado.
Está interessado em virtualizar sua infraestrutura de TI? Você pensa em utilizar a nuvem privada, pública ou híbrida para incrementar esse processo? Descubra as principais diferenças entre elas aqui! Ainda tem dúvidas? Entre em contato com os nossos especialistas!
Comentários