Produtos de TI

As principais diferenças entre nuvem privada, pública e híbrida


Em muitos dos artigos publicados no blog, conversamos sobre a tecnologia em nuvem, a importância dela e como será indispensável nos próximos anos para as empresas. Porém, há uma divisão, entre nuvem privada, pública e híbrida. Parece complicado? É mais simples do que podemos imaginar.

A forma mais simples de entender a nuvem privada, pública e híbrida

Nuvem Pública

Vamos imaginar um Guarda-Volume, onde exista um armário compartilhado com vários compartimentos. Apesar do armário ser compartilhado com outras pessoas, esse compartimento onde guardará as suas coisas, só você terá a chave e o acesso.

Essa suposição se aplica à nuvem pública, que é um local compartilhado com outras pessoas e empresas, porém só você, e quem mais quiser, terá o acesso aos arquivos armazenados. Você terá a sua privacidade dentro de um local público compartilhado com outras pessoas e empresas. Esse tipo de nuvem tem um custo menor e é mais indicado para startups, micro, pequenas e médias empresas. Os data centers ficam alocados em locais fora da empresa.

Nuvem Privada

A nuvem privada seria um armário para uma única pessoa ou empresa. Todos os compartimentos seriam seus e apenas você teria o acesso a esse armário completo.

Esse tipo de nuvem exige um investimento maior comparado a nuvem pública, porém tem um espaço maior para um volume de demandas. Mais indicado para grandes empresas e em expansão.

Nesse caso, o data center fica dentro da própria empresa, e pode gerar um custo maior para a empresa, já que exige além do software, os equipamentos em hardware.

Nuvem Híbrida

Uma nuvem híbrida permite o uso de uma nuvem privada e uma nuvem pública ao mesmo tempo, podendo transferir documentos de uma para outra sempre quiser. Ela oferece recursos para contribuir em tarefas mais complexas.

O seu investimento é muito maior do que a da nuvem privada e da nuvem pública, porém ela permite que a empresa possa decidir onde prefere guardar cada tipo de dado. Podendo, por exemplo, guardar arquivos menos sigilosos em uma nuvem pública, e outros mais confidenciais na nuvem privada.

Já testou o uso da tecnologia em nuvem? Comente!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10