Gestão de TI

Você já ouviu falar em Lean IT?


Entenda como funciona o Lean It e como ele pode ser usado para melhorar a produtividade, reduzir custos e evitar desperdícios.

O Lean IT pode ser traduzido livremente como “TI enxuto”. A premissa é que as empresas possam trabalhar com mais agilidade, melhorar a gestão e os processos, a fim de realizar as tarefas dos projetos no prazo e com menos desperdício.

O conceito tem por base o Lean Manufacturing, criado por Taiichi Ohno, executivo da Toyota, durante a reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial.

A transformação de uma empresa começa quando ela passa a escutar mais seus clientes internos e externos, seja ela produtora de software para clientes externos ou usuária de TI para suprir as demandas dos clientes internos.

O Lean IT procura entender o que garante mais valor para o cliente e o que deve ser priorizado, sempre mantendo uma lista atualizada dos prazos de entrega.

Uma das etapas do Lean IT é trabalhar em fluxo contínuo, sem interrupções, informando ao cliente o modelo de seu processo e o tempo necessário.

Pode ocorrer um intervalo entre as etapas. No caso de anormalidade, o sistema procura parar o fluxo e tenta consertar o erro para que o dano não se amplie.

Evitando desperdícios

A metodologia Lean IT basicamente trabalha para que as empresas evitem o desperdício de seus profissionais e dos recursos utilizados, como infraestrutura e licenças de softwares.

O Lean IT busca também melhorar os processos para reduzir o tempo de execução das atividades, tornando os projetos mais ágeis e reduzindo o prazo de entrega.

Uma forma de reduzir desperdício é reduzir as falhas no desenvolvimento dos projetos. Assim, em vez de ter um projeto extenso, você pode dividi-lo em pequenas fases de entrega, de modo que cada parte seja validada pelo cliente interno ou externo. Com uma entrega gradual, você consegue mais facilmente identificar e corrigir uma falha no processo.

Já numa estrutura sem Lean IT, que valida os processos apenas na entrega final do projeto, uma falha identificada apenas nessa fase pode gerar grande custo de readequação de todo o projeto, sendo que se tivesse sido identificada durante uma entrega no meio do projeto, o desgaste entre o TI e o cliente final teria sido evitado.

Princípio Kaizen

Dentre os princípios no Lean IT está o Kaizen – a junção das palavras japonesas Kai (mudança) e Zen (bom), que significa “mudar para melhor”.

O Kaizen visa expor erros e problemas enfrentados no dia a dia, para que os processos sejam avaliados e melhorados.

Refletir sobre a maneira como um trabalho é feito é uma ótima forma de obter melhoria. Adotar o Lean IT na sua empresa vai ajudar você a crescer e transformar seu negócio.

Agora é com você!

Continue aprendendo:

Responda nos comentários:

  • Você já conhecia o Lean IT?
  • Você tem utilizado metodologias ágeis no seu TI?
  • Que metodologias você tem adotado para reduzir o desperdício?

Clique para tuitar:

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Gestão de TI
6 Dicas para você ser um melhor gerente de TI
Gestão de TI
Comece 2015 com o pé direito, otimize sua infraestrutura de TI
Gestão de TI
Sua empresa está preparada para a internet das coisas?