Produtos de TI

5 Dicas para organizar seus cabos no Rack do Servidor


Entender um pouco sobre a importância da organização de rack e os seus impactos (tanto sobre os responsáveis pelo setor de TI como sobre quem faz uso dele todos os dias) é fundamental para uma boa harmonia na empresa.

Para um profissional de TI, a busca por organização e por melhorar a forma de trabalho o ajudará a identificar mais rapidamente a própria estrutura dos fios, dos cabos e dos computadores.

O objetivo é buscar economia de espaço, deixar o ambiente com uma boa aparência e proteger todos os componentes de informática. Afinal, é ali que todas as informações críticas para os negócios são processadas.

Organizar o ambiente onde a rede está instalada trará grandes benefícios a curto e longo prazo. Mesmo porque qualquer falha na rede ou algum tipo de prejuízo por uma má acomodação dos componentes gerará sérios problemas e afetará todas as pessoas envolvidas, principalmente, clientes e fornecedores. Por isso, ela é uma peça fundamental. Pensando em tudo isso, seguem algumas dicas de como fazer essa organização bem estruturada:

1 – Rotule cada cabo

Rotule cada cabo

Cada cabo deve obter uma etiqueta em ambas as extremidades. Isso porque, se algo desligar-se de um switch, você saberá onde ligá-lo de volta e vice-versa na extremidade do servidor. Existem vários métodos que podem ser usados para rotular os seus cabos com um etiquetador genérico. Você pode colocar o rótulo ao longo do cabo, de modo que possa ser lido facilmente. As etiquetas longas devem ser colocadas “ao longo do cabo” e, nos mais curtos, elas podem ser colocadas bem perto da marcação.

2 – Insira um código de cor nos seus cabos

Insira um código de cor nos seus cabosIsso significa usar duas placas de rede em cada servidor, e eles vão para diferentes switches. Então, se você tem mais de um é bem provável que precise identificá-lo para não haver confusões. As cores são uma boa alternativa!

3 – Compre você mesmo os seus cabos

Algumas pessoas dizem que você deve cortar os cabos exatamente no comprimento de modo que não há excesso. Mas o melhor mesmo é comprar cabos em grupos com base em qual distância eles devem atingir.

4 – Distancie cabos diferentes

Distancie cabos diferentesMantenha os cabos de alimentação de energia o mais longe possível dos cabos ethernet, já que eles podem causar interferência eletromagnética sobre os cabos circundantes. Tome bastante cuidado com isso.

5 – Execute com um estilo de cabos em vertical / horizontal

Você não estará o tempo todo utilizando os cabos nos servidores. Algumas vezes você pode querer conectar os cabos a um painel de distribuição ou entre um painel e um interruptor. Nestes casos, você vai usar o cabeamento vertical e/ou horizontal. Os nomes “verticais” e “horizontais” vêm da arquitetura da rede de ideias, uma forma de deixar com harmonia e bem organizado.

Gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10