Produtos de TI

Afinal, para que serve o No-Break?


O no-break é um aparelho que filtra a energia elétrica que chega aos equipamentos, fornecendo energia de qualidade e impedindo interrupções não programadas no fornecimento de eletricidade, como ocorre em caso de break out.

Uma tradução literal do inglês para no-break seria “sem pausa”, fazendo referência justamente à ininterrupção de energia proporcionada por estes equipamentos. Uma curiosidade sobre o aparelho é que ele é conhecido por este nome apenas no Brasil, em qualquer outro país este equipamento é chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply).

Afinal, para que serve o No-break?

Afinal, para que serve o nobreak?

O UPS, ou no-break, possui duas funções básicas:

1 – Backup de energia

Funciona como uma reserva de energia em caso de necessidades. Ele proporciona um tempo de autonomia para que tarefas sejam concluídas ou que ações sejam tomadas caso o tempo de interrupção de energia elétrica da concessionária seja maior do que o período suportado pela bateria.

2 – Proteção de energia

Outra função do no-break, não menos importante, é “limpar” a energia fornecida pelas concessionárias, para que a eletricidade que alimenta os equipamentos seja de qualidade, evitando perda de dados e danos a qualquer equipamento que esteja ligado a ele.

Estes dispositivos são muito usados em computadores, servidores e outros aparelhos cuja interrupção pode acarretar prejuízos importantes. No entanto, ele também pode ser usados em outros equipamentos ligados à rede elétrica, como eletrodomésticos, TVs e videogames.

Os aparelhos eletrônicos podem tolerar pequenas variações nas especificações do suprimento de energia. Porém, caso a diferença seja significativa, o fornecimento de energia pode ser interrompido.

Os no-breaks geralmente protegem computadores, servidores e aparelhos contra os principais problemas da rede elétrica que podem danificar os equipamentos, causar perda ou corrompimento de dados e/ou ainda alterar os resultados esperados para aquele determinado equipamento.

No-breaks standby ou off-line

Os no-breaks stand-by permitem que os equipamentos desliguem a energia da rede até que o equipamento detecte um problema. Quando isso acontece, o no-break passa a fornecer energia para os equipamentos conectados a ele através de sua bateria, para protegê-los contra quedas bruscas, surtos ou falta de energia. Como a faixa de operação normal é geralmente restrita, o no-break terá que recorrer frequentemente às baterias, o que pode reduzir a autonomia da bateria e sua vida útil.

No-breaks linha interativa

Os no-breaks de linha interativa são uma evolução dos no-breaks stand-by, pois regulam a tensão, aumentando ou diminuindo a energia da rede conforme necessário, antes de repassá-la para os equipamentos protegidos ou alimentar a bateria. Os modelos de linha interativa tipicamente mudam para o modo bateria com um tempo de transferência de 3-8 ms, que está dentro dos limites aceitáveis para a maioria das equipamentos, que nem chegam a perceber este tempo de transferência.

Por possuir um regulador de tensão, a bateria dos no-breaks interativos é acionada com muito menos frequência do que nos modelos off-line, mas com maior frequência do que os equipamentos online dupla conversão.

No-breaks online dupla conversão

No no-break online ou de corrente contínua, o equipamento é sempre alimentado pela bateria, que é recarregada constantemente. Desta maneira, a energia elétrica que chega aos equipamentos será totalmente filtrada contra os principais problemas da rede elétrica, pois a energia que alimenta os equipamentos vêm da bateria do no-break, não diretamente da tomada.

Por isso estes equipamentos proporcionam os mais altos índices de proteção, e assim recorrem ao uso de suas baterias com menos frequência que as demais tecnologias, o que prolonga sua vida útil.

Os sistemas de no-break stand-by e interativos são mais comuns para residências, estações de trabalho e pontos de venda, porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online dupla conversão fornecem energia extremamente estável e limpa, então tendem a ser usados em servidores, network closets, data centers, indústrias, serviços e aplicações críticas em geral.

Você pode saber um pouco mais sobre a necessidade de ter no-break, principalmente em época de chuva.

Me conta, você tem um no-break? Tem interesse em ter um? Registre nos comentários!

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10