Produtos de TI

Virtualização dupla com VMware vSphere e Red Hat


VMware vSphere e Red Hat Enterprise Virtualization: Virtualização dupla (virtual para virtual) simples e com atrativo pacote de benefícios já é opção de grande maioria das empresas.

Em pesquisa recente, a IDG constatou que a maior parte das empresas (cerca 70%) já tem buscado estratégias de fornecedor de virtualização dupla (ou pretendem fazer isso em breve).

A VMware, fornecedora líder no segmento, é a primeira opção quando se fala em virtualizar o ambiente. No entanto, cada vez mais empresas têm adotado a Red Hat como um complemento (em alguns casos, até a substituição).

Nada mais natural, uma vez que os benefícios e as vantagens da implantação do Red Hat Enterprise Virtualization (RHEV) saltam aos olhos. Há ainda empresas que preferem uma transição gradual, movendo alguns de seus servidores virtuais Red Hat Enterprise Linux (RHEL) do VMware para o ambiente RHEV para, então, avaliar seus servidores virtuais executando o Windows.

O nome desse processo (de uma plataforma de virtualização para outra) é “migração virtual para virtual” – ou V2V – e trata-se de algo menos complicado do que a virtualização de servidores físicos ou migrações físico para virtual – P2V.

Como adotar a virtualização dupla

A recomendação dos especialistas é começar com um projeto piloto, levando em conta uma avaliação dos recursos das VMs de origem e o entendimento dos requisitos (RAM, disco, conexão de rede, capacidade da CPU, etc). Deve ser feita a identificação de um grupo de servidores virtuais a serem movidos para o novo ambiente e o fornecedor do novo ambiente oferece uma subscrição de teste para download como suporte aos clientes.

A migração é considerada simples para quem tem experiência em VMware, uma vez que grande parte dos recursos de gerenciamento corporativo tem uma aparência bastante semelhante ao vCenter. De qualquer forma, seja qual for a opção escolhida para a sua empresa, há diversas ferramentas disponíveis para auxiliar e viabilizar a implementação e a migração para o RHEV 3.x, que vão desde fornecedores de terceiros que automatizam a migração até as disponíveis com o próprio fabricante.

Independentemente da via escolhida, o fato é: quem já migrou não cansa de reconhecer que os benefícios do Red Hat Enterprise Virtualization são enormes! Vão desde maior opção de escolhas por meio de código aberto, melhor desempenho e segurança, mais densidade de carga de trabalho e menor custo de propriedade.

Comprove neste comparativo:

Comprove neste comparativo

Comprar Tecnologia para Empresas Comprar Adobe Comprar Apple Comprar EATON Compra Microsoft Comprar MySql Comprar Oracle Comprar Red Hat Comprar VMWare
Produtos de TI
3 Produtos de tecnologia mais populares para empresas
Produtos de TI
3 Usos do AutoCAD LT 2015 para sua empresa
Produtos de TI
4 Dicas inteligentes para usar o Windows 10